segunda-feira, outubro 08, 2012

IGREJA NO BRASIL CELEBRA HOJE O DIA DO NASCITURO


Nesta segunda-feira, 8, celebra-se o Dia do Nascituro, marcando o encerramento da Semana Nacional da Vida, iniciativa promovida pela Igreja católica no Brasil desde 2005. A data faz lembrar que, mesmo dentro do ventre materno, o nascituro é uma vida que merece ter seus direitos garantidos.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rafael Fornasier, lembrou que o termo “nascituro” não é uma expressão cunhada pela Igreja católica, mas que está presente na própria legislação vigente no país.

A data propõe uma celebração pelo nascituro, o que é feito de diversas formas. “Em vários lugares foram feitos e estão sendo feitos agora nesse período atos públicos. Por exemplo, uma sessão na Câmara legislativa do Estado, às vezes até a aprovação de alguma lei que ajude a defender mais o nascituro, às vezes uma caminhada. Enfim, são várias as atividades”.
"PROMOVER, PROTEGER, DEFENDER E VALORIZAR A VIDAHUMANA, EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, DESDE A SUA CONCEPÇÃO, ATÉ A MORTE NATURAL."
E como mecanismo de defesa dessa vida que ainda está no ventre materno, foi criado o Estatuto do Nascituro. De acordo com padre Rafael, o Estatuto já passou pela Comissão de Seguridade Social e Família e agora está na Comissão de Finanças e precisa ser votado.

"A Igreja tem participado e convidado também os fiéis a participarem da coleta de assinaturas que não está sendo promovida pela Igreja, mas por uma organização da sociedade civil, o chamado Movimento Nacional da Cidadania pela Vida, o Brasil sem aborto, que congrega no seu seio pessoas espíritas, católicas, protestantes, evangélicas, Legião da Boa Vontade e outros sem religião, mas que defendem o direito à vida em todas as circunstâncias”.

Padre Rafael afirmou que a Igreja está apoiando o Estatuto e que é interessante que este avance, de forma que também é necessário que a população dê o seu apoio, contribuindo com o abaixo-assinado. O formulário está disponível no site da CNBB, na página da Comissão Vida e Família, e também no site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

CNBB