sábado, outubro 13, 2012

MILHARES DE DEVOTOS LOTAM SANTUÁRIO DE APARECIDA NA FESTA DA PADROEIRA

Encenação relembra o encontro da imagem, que foi levada ao altar principal do Santuário Nacional por pescadores.Carlos Santos/G1

Devota acompanha a celebração com a bandeira de Nossa Senhora Aparecida. Carlos Santos/G1

No dia 12/10/2012, romeiros de todo o país se encontram na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, para as celebrações. A movimentação é bastante grande durante todo o dia, que é repleto de missas em homenagem à padroeira do Brasil.
Movimentação de fiéis na Sala das Promessas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde todos os anos se comemora o dia da padroeira do Brasil. 
Rodrigo C/Foto arena/Estadão

No rio Tietê, uma procissão homenageia a santa, que também é padroeira dos pescadores. Por volta das 7h, uma imagem foi levada em um barco pelo rio e era saudada pelo público que acompanhava a procissão de pontes.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida sendo levada pelo corredor do santuário que homenageia a Virgem em Aparecida, interior de São Paulo.Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Em Dois Córregos, no interior paulista, dois mil cavaleiros de todo o estado percorrem as ruas da cidade na tradicional cavalgada, que já ocorre há 13 anos. Depois do percurso, os participantes encerram as comemorações com um grande almoço.
A Celebração Eucarística Solene foi presidida por Dom Claudio Hummes e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
No início da celebração o reitor do Santuário Nacional, Padre Darci Nicioli, leu carta do arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, em que diz que a celebração solene de hoje abre oficialmente o Ano da Fé no Brasil.
Dom Claudio disse que Nossa Senhora recebe os pedidos de seus filhos e ilumina os caminhos de todos eles. "Ela não retém ninguém junto dela e sim nos leva a Jesus Cristo, seu Filho. 
 Ela nos conduz a Ele e afirma 'Fazei tudo o que Ele vos disser'. Ela sabe que Deus é que dá sentido a tudo e nos faz compreender o nosso destino e nosso caminho".
O cardeal lembrou que é a fé que transforma a nossa vida e que temos que ter a certeza disso. "Com fé nossa vida tem sentido e nos enche de esperança. Nossa Senhora quer sempre nos guiar ao seu Filho e precisamos acreditar nisso. 
 Nesse ano que o Papa Bento XVI proclamou de Ano da Fé, devemos renovar e fortalecer nossa fé e lutar contra a cultura que mina a fé religiosa e que deixa de lado suas raízes. O Papa está preocupado com a situação e nos pede para que rezemos e que levemos Deus para nosso próximo e mostremos a alegria de sermos católicos", afirmou.
Dom Claudio terminou suas palavras citando a nova evangelização que se trata da disseminação da fé nessa nova cultura. 
 "O Ano da fé pretende renovar a fé em cada um de nós. Renovar a nossa adesão a Jesus Cristo, nos alegrando e querendo saber mais sobre isso. 
Escutando a palavra de Deus com mais frequência podemos renovar a nossa fé, renovar o encontro com Ele. A medida que nos abrimos Deus nos transforma. Que possamos celebrar com alegria a nossa fé e viver a fé junto a nossa família e amigos", finalizou.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
HOMILIA DE DOM CLÁUDIO HUMMES - 12/10/2012