segunda-feira, outubro 08, 2012

O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARA

O que mais fazia sofrer as mulheres na Galileia era a submissão total ao homem dentro da família patriarcal. O marido podia inclusive repudiá-las em qualquer momento abandonando-as à sua sorte.
 Numa certa ocasião , a indignação chegou até Jesus: “É lícito ao marido divorciar-se da mulher?”
A sua resposta desconcertou a todos . As mulheres não podiam acreditar . Segundo Jesus, se o repúdio está na Lei, é pela “dureza de coração” dos varões e da sua mentalidade machista, mas o projeto original de Deus não foi um matrimonio “patriarcal” dominado pelo homem.

Deus criou o homem e a mulher para que fossem “uma só carne”. Os dois são chamados a partilhar o seu amor, a sua intimidade ea sua vida inteira , com igual dignidade e em comunhão total. Daí a voz de Jesus: “O que Deus uniu , não separe o homem” com a sua atitude machista.  Não pode, Jesus abençoar, um estrutura que gere superioridade do homem e submissão da mulher.

Na mensagem de Jesus há uma pregação dirigida exclusivamente aos homens para que renunciem à sua “dureza de coração” e promovam relações mais justas e igualitárias entre homem e mulher .
Hoje fala-se cada vez menos de fidelidade, fala-se de “separação de forma civilizada”, há casais que não se dão conta que já não se amam, mas continuam juntos, sem que se possa explicar exatamente porquê, há aqueles que não querem perder nada, nem o seu matrimônio nem ao amor extraconjugal, não são poucas as mulheres que choram em segredo o seu abandono e humilhação, esposos que se aborrecem numa relação insuportável. Crianças tristes que sofrem o desamor de seus pais.

Estes casais não necessitam de uma “receita”para sair da sua situação. Seria demasiado fácil. A principal coisa que lhes podemos oferecer é o respeito , escuta discreta , alento para viver e, talvez , uma palavra lúcida de orientação. No entanto , pode ser oportuno recordar alguns passos fundamentais que é sempre necessário dar.

O primeiro é não renunciar ao diálogo. Há que esclarecer a relação. Resolver com sinceridade o que sente e vive cada um. Tentar entender o que se oculta por trás desse mal-estar crescente. Descobrir o que não funciona. Dar nome a tantas ofensas mútuas que se foram acumulando sem nunca serem esclarecidas.

Há que recordar também que o amor se vive na vida, no quotidiano. Cada dia vivido juntos. Cada alegria e cada sofrimento partilhados, cada problema vivido em casal, dão consistência real ao amor. A frase de Jesus: “O que Deus uniu não separe o homem”, tem as suas exigências muito antes de chegar a ruptura, pois os casais vão-se separando pouco a pouco, na vida de cada dia.

"Ó Deus, criastes homem e mulher à vossa imagem e semelhança para viverem os laços do amor e da união, da harmonia e do querer bem. Abençoai e protegei os casais de nossa comunidade, principalmente os que passam por dificuldades de relacionamento. Nós vos agradecemos porque Jesus restituiu à sua fonte original a relação entre homem e mulher, o matrimônio e a família, libertando-os do egoísmo e dando dignidade à mulher. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!"