quinta-feira, outubro 25, 2012

PASTORAL DO RECÉM NASCIDO NA PARÓQUIA SÃO CONRADO


HÁ 18 ANOS ISABEL BURLAMAQUE BALLIAN É
 VOLUNTÁRIA DA PASTORAL, ISAAC ELIAS FAZ A
 DOAÇÃO DO LEITE EM PÓ.
Há três décadas, através de um convite do Pe. Djalma, pároco da Paróquia São Conrado, Maria Florentina A. Camerini, psicóloga, iniciou, voluntariamente sua participação na Pastoral do Recém Nascido. O convite consistiu na possibilidade da implantação de um "Serviço de Psicologia", para as mães que já recebiam a doação de leite em pó.
Esta Pastoral, consiste então, na doação de leite em pó aos participantes (mães,pais e avós de recém nascidos), atrelada a palestras sobre o desenvolvimento emocional do ser humano. O leite é doado principalmente pelos paroquianos.
MÁRCIA LUCIA HOJE, COM O  FILHO COM 13 ANOS, 
RECEBIA O LEITE EM LATA QUANDO ERA PEQUENO
 E DEPOIS SE TORNOU VOLUNTÁRIA DA PASTORAL
As regras de funcionamento foram construídas pelos próprios participantes. Estas são: cumprimento do horário de chegada; só recebe o leite se assistir a palestra; caso um participante necessite faltar justificadamente, pode enviar um adulto substituto em seu lugar, apenas por aquele dia; cada participante permanece nesta Pastoral por um período de 2 anos.
Antes da implantação das palestras de psicologia, o numero de participantes era de 30 pessoas, todas moradoras de Vila Canoas.

Após a introdução das palestras de psicologia o numero de interessados cresceu imensamente, inclusive vindo de outras comunidades. Precisou-se então reduzir para atender apenas moradores de Vila Canoas e Rocinha.

 
O horário de funcionamento é todas as quintas-feiras, das 7hs. às 8.15hs. no salão paroquial.
 
Há a distribuição do leite seguida da palestra.
 
No encerramento de cada encontro, todos se dão as mãos e rezam a "oração universal" o Pai Nosso.

Atende-se a 100 participantes.

Há 5 anos, também incluiu-se mais 20 idosas, devido a insistente solicitação à participação.

Há uma lista de espera permanente em torno de 150 pessoas.

Há 15 anos conta-se também com a participação voluntária da psicóloga Naiara Wietaueper e a pedagoga Isabel Ballian.
 
No final do ano, realiza-se uma festa de natal com a ajuda de várias doações como: presentes para as crianças e para as mães; animações (Papai Noel, recreador); comidas e bebidas.



Arthur Emílio há 6 anos como voluntário explica: A mãe entra com a criança com seis meses, recebe o leite pelo período de dois anos e depois é substituído por outras mães que estão esperando na fila.

São distribuídos, 100 Latas de leite para mãe com crianças, 20 sacos de leite para os idosos, com 120 cadastrados em um total de 500 latas de leite em pó ao mês, mais de 400 nomes aguardando na lista. 

ESSA É A PASTORAL DO RECÉM NASCIDO NA PARÓQUIA SÃO CONRADO COM A DEDICAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS NA DISTRIBUIÇÃO DO LEITE E O CONTROLE DA PRESENÇA DOS PARTICIPANTES REALIZADOS POR ISABEL, E AS PALESTRAS POR DRA FLORENTINA E DRA NAIARA.