domingo, novembro 04, 2012

BEM-AVENTURADOS QUANDO VOS PERSEGUIREM POR CAUSA DE MIM! DIA 04/11/2012 - TODOS OS SANTOS E SANTAS


A FESTA DE HOJE PRETENDE HOMENAGEAR TODOS OS SANTOS, CONHECIDOS OU NÃO, E APRESENTAR O IDEAL DA SANTIDADE COMO POSSÍVEL HOJE E DESEJADO POR DEUS. TODOS OS FIÉIS SÃO CHAMADOS À SANTIDADE CRISTÃ.

  ELA É A PLENITUDE DA VIDA CRISTÃ E PERFEIÇÃO DA CARIDADE, REALIZA-SE NA UNIÃO ÍNTIMA AO CRISTO E, NELE, COM A SANTÍSSIMA TRINDADE.  PORTANTO, SANTOS PODEMOS E DEVEMOS SER TAMBÉM NÓS...

Jesus repete nove vezes que os felizes (bem-aventurados) são os humildes e atribulados, porque o prêmio será a vida eterna com Deus. Bem-aventurados os que seguem essas normas de Jesus, eles terão a recompensa nos céus.

BENÇÃO DA ÁGUA
BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.
O pobre em espírito é o simples, o humilde, aquele que não se acha auto-suficiente, mas que necessita do outro, que não está apegado aos bens terrenos. Serve-se dos bens como se não os tivesse. Diferente do orgulhoso, que se acha o maior e diz que não precisa de ninguém.

ASPERSÃO DA ÁGUA BENTA

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE ELES SERÃO CONSOLADOS.
O aflito é o deprimido, que chora angustiado pelos problemas da vida, a doença, o acidente, a perda de um ente querido, a dor física ou moral, que os deixa abatido, sem forças para vencer as situações de sofrimento. Mas as suporta com paciência, sem blasfemar, sem soltar impropérios, entregando-se à vontade de Deus.

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS, PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA.
O manso é o que mantém a calma em meio às tribulações, às contrariedades, aos dissabores de todas as espécies e não perde a calma, a esperança. Consegue dominar-se, não perde a cabeça, permanece tranqüilo e paciente. Não se enraivece, nem se irrita, não se queixa, tão pouco se vinga dos reveses da vida.


BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA PORQUE ELES SERÃO SACIADOS.
A fome e sede de justiça são o que se deve ter no cumprimento da vontade de Deus. A justiça é dar ao outro aquilo que é justo. Essa é a nossa vontade, também: que haja mais justiça neste mundo, em especial com os mais pobres, aqueles que não têm meios para exigir aquilo de que necessitam e que lhes é de direito, justo. Aos desamparados, os oprimidos, perseguidos, excluídos, por todos, tenhamos sede de Justiça. Dá-me força e serenidade, Senhor, para combater a injustiça, sem ofender ao próximo.
BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ELES ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA.
O misericordioso é o que se aflige com os sofrimentos dos outros, choram com os que choram. Consola o que está triste. Ouve com paciência as queixas e dores dos outros. Aceita com amor que o outro desabafe, desafogue suas mágoas, aflições e preocupações. Procura ajuda-lo em suas necessidades materiais e espirituais. S. João Crisóstomo diz: “ser misericordioso quer dizer ser perfeito e, direi melhor, ser Deus, porque se cumpre e se exerce uma função divina”.
BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, PORQUE ELES VERÃO A DEUS.
O puro de coração é o que não só evita o pecado mortal, mas tudo faz para evitar o pecado venial. Pratica a pureza, que é a simplicidade e a retidão de coração. O coração simples e reto nada faz que tenha de arrepender-se. É difícil, pois nossa humanidade carrega inclinações. Pensamos mal do outro, suspeitamos de suas intenções.
BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ, PORQUE ELES SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS.
O pacífico é o que não apenas mantém a paz, mas trabalha para que reine a harmonia entre os homens, na sociedade, nas famílias e nos corações. Promover a paz é evitar os murmúrios e os motivos de discórdia, esquecendo as injúrias por amor da paz. Nas pequenas coisas, nos insignificantes atos é que poderemos colaborar para consolidar em nosso meio à concórdia e a paz. A felicidade só acontece quando nosso relacionamento humano está baseado na compreensão; no respeito ao direito do outro; entendendo-nos a nós mesmos e com todos, dando ao outro o que lhe pertence.

BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.
O que é perseguido por amor à justiça sofre calúnias e humilhações por causa de sua fé e da vida seguindo a doutrina de Jesus Cristo. Não é todo e qualquer tipo de perseguição. As perseguições provocam uma reação de escárnio e, às vezes, até de ódio.

BEM-AVENTURADOS SOIS VÓS, QUANDO VOS INJURIAREM E PERSEGUIRAM E, MENTINDO, DISSEREM TODO MAL CONTRA VÓS POR MINHA CAUSA.
ALEGRAI-VOS E EXULTAI, PORQUE É GRANDE A VOSSA RECOMPENSA NOS CÉUS;
O sofrimento, a exclusão, a perseguição que o seguidor de Jesus sofre é uma benção, uma Bem-Aventurança, como disse em Mt 5,11, é grande a recompensa no céu. é motivo de consolação.

BÊNÇÃO FINAL
As Bem-aventuranças são as PISTAS que Jesus nos dá PARA SERMOS PERFEITOS CRISTÃOS, sermos santos e, assim, conseguirmos o Reino do Céu. “O cristão nunca na terra estará perfeitamente identificado com o modelo de Cristo, mas também nunca poderá deixar de tender a Ele por cada uma de suas ações” – (D. Estêvão Bettencourt – OSB). Confiemos no Espírito Santo. Ele nos dará força para seguir os passos de Jesus Cristo, estejamos certos de que Ele quer viver conosco e, portanto, quer a nossa salvação.

FESTEJAMOS NESTE DIA TODOS AQUELES QUE TOMAM DE TAL MODO A SÉRIO AS BEM-AVENTURANÇAS QUE SÃO HOJE PLENAMENTE FELIZES.