terça-feira, novembro 13, 2012

MISSA PELA ALMA DO NOSSO ESTIMADO ALYRIO CAVALLIERI




Hoje, 13 de novembro de 2012, na Paróquia de Notre Dame de Versailles, Padre Yannig de Parcevaux teve a amabilidade de presidir a Eucaristia pela alma do nosso estimado Alyrio Cavallieri. A missa foi concelebrada por mim e por Padre François. Os paramentos vermelhos, na verdade lembram o martírio de São Josafá cuja a memória é celebrada em 12 de novembro, mas como na Diocese de Versailles,  celebramos ontem a Dedicação da Catedral, a memória do Santo mártir foi transferida e celebrada hoje.

Porém a liturgia da Palavra não poderia ser mais própria para lembrarmos o nosso querido amigo Dr Alyrio, assim ouvimos na primeira leitura o início da Carta de São Paulo a Tito: "Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade que se apoia na esperança da vida eterna", e em seguida São Paulo lista as qualidades do epíscopo, dentre elas: "amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, continente, firmemente empenhado no ensino fiel da doutrina" Tt 1,1-9
PARÓQUIA NOTRE DAME DE VERSAILLES - FRANÇA 
Já aqui, ao ouvir num belo francês a proclamação da leitura comecei a visualizar o dia a dia de Dr Alyrio, o "ancião de muitos dias", o "AMIGO DO BEM", o bem aventurado, aquele que percorre o caminho, que deseja a sua santidade de vida e a santidade dos seus irmãos e irmãs, o peregrino da justiça e da paz, o homem sem preconceitos que abriu seu coração para todos nós.
 E o salmo 23 veio responder a bela leitura de São Paulo a Tito e confirmar o legado deixado por Alyrio: "É assim a geração dos que buscam vossa face: Quem subirá até o monte do Senhor? Quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime."

Enfim o Evangelho, a passagem de hoje mesmo: "Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que deveríamos fazer" Lc 17,10.

Dr Alyrio "SERVO INÙTIL DE DEUS", com certeza pensava e agia exatamente assim, para ele viver o Evangelho era seguir a vida comum, é dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, dar roupa a quem está nu. Para Dr Alyrio, a vida era totalmente evangélica! Totalmente BOA e NOVA, todos os dias.

Senhor, que a Páscoa de Alyrio seja para nós a certeza da realização do que Jesus afirma: "VINDE BENDITO DE MEU PAI!!"

Descansa em paz, amigo de  Deus!

Padre Marcos Belizário Ferreira
Versailles,13 de novembro de 2012