sexta-feira, novembro 09, 2012

PUC-RIO: O PENSAMENTO DE JOSEPH RATZINGER

 ENCERRA-SE ESTA SEXTA-FEIRA, NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO), O SIMPÓSIO DE DOIS DIAS SOBRE O PENSAMENTO DE JOSEPH RATZINGER, QUE TEM COMO TEMA: “HUMANIZAÇÃO E SENTIDO DA VIDA”.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o Arcebispo do Rio e Grão-Chanceler da Universidade, Dom Orani João Tempesta, o Reitor, Padre Josafá Carlos de Siqueira, o Presidente da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI, Monsenhor Giuseppe Scotti, entre outros.

Houve a projeção da saudação especial do Santo Padre aos participantes, na Audiência Geral desta quarta-feira, no Vaticano, marcando assim o início dos trabalhos no Simpósio.

“Saúdo os Reitores, Professores, Autoridades e estudantes das diversas Universidades que, no Rio de Janeiro, começam o Simpósio sobre “Humanização e Sentido da Vida”. Em um mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver. Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida, afirmou Bento XVI.

Para Dom Orani, o tema do encontro é fascinante e traz grandes discussões: “Nessa sociedade tão cheia de perguntas e de muitas decisões que influenciam a vida humana, uma reflexão como esta poderá lançar luzes sobre a nossa vida e o nosso futuro. O Simpósio tem como objetivo promover o diálogo com a cultura, a ciência, a educação, a política”.

Durante a cerimônia, o Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, destacou a alegria de toda a comunidade universitária em poder sediar e promover o evento. Ele desejou ainda que o evento favoreça a reflexão e prepare os participantes também para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

Por sua vez, Mons. Giuseppe Scotti, também falou sobre a importância do evento: “Sabemos que o Papa nos acompanha e quanta estima este nosso trabalho do qual tem profundo conhecimento. Estamos convencidos que, de fato, é possível buscarmos juntos a verdade sobre o homem de hoje”.

O Conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Gian Luca Perici, representou o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello, e leu a mensagem enviada por ele aos participantes.

Após a cerimônia de abertura, houve a primeira conferência sobre o tema “Humanização e Sentido da Vida”, ministrada pelo Arcebispo do Rio.

Antes de iniciarsua fala, Dom Orani recordou Dom Eugenio de Araújo Sales, que completaria nesta quinta-feira, 8 de novembro, 92 anos de idade.

“Gostaria de oferecer e homenagear com minha fala Dom Eugenio Sales que estaria completando hoje 92 anos de idade. Dom Eugenio foi quem iniciou o Curso dos Bispos realizado no Sumaré e trouxe como primeiro conferencista para o curso Joseph Ratzinger, nosso querido Papa Bento XVI. Eu creio que é uma providência divina estarmos iniciando esse Simpósio sobre o pensamento do Papa justamente no dia em que Dom Eugenio, falecido há pouco tempo, faria aniversário”, disse Dom Orani.

Ao todo foram 39 temas refletidos em diversos espaços do Campus da PUC-Rio. A programação desta sexta-feira inclui temas como “O ser humano diante do sentido último da realidade” e “A fé e o sentido da existência”.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro