domingo, dezembro 23, 2012

IV DOMINGO DO ADVENTO - “FAÇA-SE”

COM MARIA COMPREENDEMOS QUE TODO O NOSSO CAMINHO É TAMBÉM UMA HISTÓRIA DE AMOR.  UMA HISTÓRIA NA QUAL A INICIATIVA FOI DO OUTRO, QUE SE NOS REVELA E NOS CONVIDA À CONFIANÇA.

À medida em que somos capazes de confiar n`Ele, nos abandonamos e cooperamos com seu desígnio. Ele nos vai revelando cada dia mais o insondável mistério de seu amor. Porém, não somos nós que marcaremos nem o modo nem o ritmo: temos de aceitar “ser levados”e, além disso, por caminhos nem sempre previstos, nem compreendidos. É que o amor sempre exige morrer a si mesmo.

Durante a gestação, a Palavra de Deus, que habita no seio de Maria, vai cobrindo-se de ossos, nervos, carne, pele. Porém a maternidade de Maria é um “faça-se” constante, uma contínua doação não só de vida física, mas de algo mais. É doação de um modo de ser humano… Deus se deixa educar por um ser humano

O processo que vemos em Maria, sua passagem de filha a mãe, de receptora do amor de Deus a transmissora do mesmo amor, realiza-se também em cada um dos crentes. Todos somos chamados a ser filhos e filhas de Deus e instrumentos de sua paternidade-maternidade. Porém, como em Maria, a participação na maternidade de Deus nos exige “dar tudo”, até o extremo: ninguém pode dar vida sem dar sua vida. É o caminho que nos ensina Jesus: “ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos”. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Se não quereis sofrer, não ameis, porém, se não amais.. para que querereis viver? Meu peso, meu amor, diz Santo Agostinho.
Revista Beneditina Ano V set/out - 2008

Ó VIRGEM TODA SANTA E TODA PURA!
“Obrigado pelo teu sim, obrigado pelo sim que é eco no tempo do sim que o Filho pronunciou na eternidade! Como poderíamos te saudar, ó Toda Santa? Saudamos-te como a Escritura nos ensina: saudamos-te Cheia de Graça, saudamos-te Bendita entre as mulheres, saudamos-te Arca da Aliança, saudamos-te Mãe do Senhor, saudamos-te portadora do Salvador, saudamos-te Causa da nossa alegria, saudamos-te Esposa do Espírito, saudamos-te Bendita por ter acreditado! Saudamos-te assim, Mãe de Jesus, e toda a saudação do mundo ainda seria pouca para exprimir a grandeza do teu sim e nossa gratidão pela tua disponibilidade! Ensina-nos, Virgem Maria, a dizer o sim como tu disseste; ensina-nos a tornar nossa vida disponível ao plano do Senhor; ensina-nos a viver em nós a obediência do Filho, como tu viveste!”
D. Henrique Soares da Costa