domingo, dezembro 23, 2012

KALENDAS DE NATAL


KALENDAS DE NATAL
CONFORME O MARTIROLOGIUM ROMANUM TRADICIONAL. É O TEXTO QUE ANUNCIA O NATAL. É COMO SE TODA A HISTÓRIA SE DEBRUÇASSE SOBRE O MISTÉRIO DO NASCIMENTO DE CRISTO...
A Santa Missa da Noite de Natal pode ser precedida por um breve canto denominado Kalendas. Um texto de beleza litúrgica admirável que contém o anúncio do Natal do Senhor sob o aspecto cronológico, no qual são elencados os principais momentos históricos da Salvação.

Uma das particularidades do canto da  Kalenda  e também de todo o Martirológico é fazer uso (ainda que facultativo – segundo Instrução Geral do Martyrologium Romanum) do Calendário Lunar para anunciar os dias.
A importância do cálculo do dia lunar resulta evidentemente de se considerar que a suprema solenidade da Páscoa, junto com o tempo da Quaresma, que a precede, e do tempo Pascal, que a segue, depende da primeira lua cheia da primavera (no hemisfério norte). .

Desse modo, a “lua” para o dia de Natal muda a cada ano, segundo a “letra”
correspondente ao “número” com o qual se indica cada um dos “ciclos” lunares de uma tabela pré-estabelecida segundo o Martyrologium. Mesmo que o anúncio da lua seja facultativo, segue uma tabela até 2020.

Que antes de cantar como os anjos na noite santa, a glória de Deus nas alturas e a paz na terra aos homens,
proclamemos ou cantemos o anúncio do nascimento do Senhor na plenitude do tempo lembrando-nos que Cristo, Redentor dos homens, é o centro do cosmos e da história.

ANÚNCIO NATALINO
Transcorridos muitos séculos desde
que Deus criou o mundo e fez o homem à sua imagem;
- séculos depois de haver cessado o dilúvio,
quando o Altíssimo fez resplandecer o arco-íris,
sinal de aliança e de paz;
- vinte e um séculos depois do nascimento de Abraão, nosso pai;
- treze séculos depois da saída de Israel do Egito sob a guia de Moisés;
- cerca de mil anos depois da unção de Davi como rei de Israel;
- na septuagésima quinta semana da profecia de Daniel;
- na nonagésima quarta Olimpíada de Atenas;
- no ano 752 da fundação de Roma;
- no ano 538 do edito de Ciro autorizando a volta do exílio e a reconstrução de Jerusalém;
- no quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto,
enquanto reinava a paz sobre a terra, na sexta idade do mundo.
JESUS CRISTO DEUS ETERNO E FILHO DO ETERNO PAI, querendo santificar o mundo com a sua vinda, foi concebido por obra do Espírito Santo e se fez homem; transcorridos nove meses nasceu da Virgem Maria em Belém de Judá.
Eis o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a natureza humana.
Venham, adoremos o Salvador.
Ele é Emanuel, Deus Conosco.
video  - 2009

KALENDA - IN VIGILIA NATIVITATIS DOMINI
Octávo Kaléndas Januárii. Luna decima nona. Anno a creatióne mundi, quando in princípio Deus creávit cœlum et terram, quínquies millésimo centésimo nonagésimo nono: A dilúvio autem, anno bis millésimo nongentésimo quinquagésimo séptimo: A nativitáte Abrahæ, anno bis millésimo quintodécimo: A Moyse et egréssu pópuli Israël de Ægypto, anno millésimo quingentésimo décimo: Ab unctióne David in Regem, anno millésimo trigésimo secúndo; Hebdómada sexagésima quinta, juxta Daniélis prophetíam: Olympíade centésima nonagésima quarta: 
video  - 2011
Ab urbe Roma cóndita, anno septingentésimo quinquagésimo secúndo: Anno Impérii Octaviáni Augústi quadragésimo secúndo, toto Orbe in pace compósito, sexta mundi ætáte, Jesus Christus ætérnus Deus, æterníque Patris Fílius, mundum volens advéntu suo piíssimo consecráre, de Spíritu Sancto concéptus, novémque post conceptiónem decúrsis ménsibus (Hic vox elevatur, et omnes genua flectunt), in Béthlehem Judæ náscitur ex María Vírgine factus Homo. (Hic autem in priori voce dicitur, et in tono passionis:) NATÍVITAS DÓMINI NOSTRI IESU CHRISTI SECÚNDUM CARNEM.