domingo, janeiro 06, 2013

EPIFANIA DO SENHOR


DEPOIS, ABRINDO OS SEUS TESOUROS, OFERECERAM-LHE PRESENTES: OURO, INCENSO E MIRRA. E, AVISADOS EM SONHOS
PARA NÃO VOLTAREM À PRESENÇA DE HERODES, REGRESSARAM À SUA TERRA POR OUTRO CAMINHO. Evangelho Mt 2, 9 - 13
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
A Primeira Leitura do Terceiro Isaías se refere à comunidade de Jerusalém, embora seu nome não seja mencionado. A situação da cidade é desanimadora. Estamos no período pós-exílio, onde tudo está para ser feito.

O papel do profeta aqui é suscitar ânimo e esperança. Sendo assim o anúncio do profeta é que a “cidade levante-se”, os versículos de 1 a 3 repetem os termos luz, raiar, esplendor. A idéia é muito clara: enquanto no mundo inteiro só há trevas, Jerusalém é só luz e esplendor. O sol, portanto, não nasce mais no oriente, mas em Jerusalém, porque Deus, com sua presença, é o próprio esplendor da cidade da paz. A presença de Deus na cidade põe em movimento todas as nações, que começam a peregrinação para a cidade-luz.
No versículo 4 o profeta convida de novo a levantar-se e contemplar a romaria que a ela se dirige. A cidade tornou-se “mãe” cujos filhos e filhas são reconhecidos entre todos os povos.
MISSA NA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM VILA CANOAS
Nos versículos 5 e 6, os presentes vem proclamando os louvores de Deus, e Ele quebrando o jugo dos tributos devolve ao povo os bens que sustentam a vida.
O texto oferece algumas orientações pastorais.
A comunidade que, com esforço, luta para reconstruir o projeto de Deus é quem sustenta a caminhada tornando-a luz para as demais comunidades que necessitam ver para definir seu futuro. O próprio Deus a torna fecunda em filhos e recursos para que a comunidade justa e fraterna, a ponto de atrair todos a si.
Atraindo todos à paz e à justiça, faz com que possam encontraram-no definitivamente com Deus que nela habita. A comunidade é sacramento do encontro com Deus.
A Igreja (e a Paróquia ) é a nova Jerusalém, é Belém, lugar de encontro com Deus, pois lugar de comunhão.