quarta-feira, janeiro 23, 2013

"HELPO" - NA MELHORIA DA CONDIÇÃO DA POPULAÇÃO E GRUPOS DESFAVORECIDOS DO SUL DO MUNDO

É uma Organização laica e apolítica que leva a cabo programas de apoio continuados, projetos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano em múltiplos países do hemisfério Norte e Sul do Mundo e que se serve, para a concretização das suas atividades, da colaboração dos seus parceiros, associados, funcionários, padrinhos e voluntários cuja motivação se harmoniza com a Missão, Visão e Valores da Organização.
PACD - Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância
O Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância é um programa levado a cabo pela Helpo que espelha vários dos seus valores e conduz a sua linha de atuação em muitas vertentes. Permite que uma criança continue a viver no seu ambiente familiar juntamente com os seus pais, mas que possa frequentar a escola e aceder à assistência médica, fazendo uma alimentação melhorada, graças ao apoio de um padrinho que acompanha a sua evolução através das informações fornecidas pela sede da Helpo. 
Pietro Fugazza, o padrinho mecenas de origem italiana, fez questão de marcar presença na inauguração da obra que ele próprio e a Helpo permitiram construir, como forma de homenagear a sua antiga professora primária, que deu nome à nova escola!

O apoio prestado por cada padrinho não beneficiará apenas a criança apadrinhada, mas permitirá multiplicar o apoio pelas crianças à sua volta, visto que a distribuição em kits tem uma utilidade, muitas vezes, familiar, e que a mesma é feita por todas as crianças de cada turma.
As intervenções são efetuadas pelos colaboradores da Helpo, voluntários laicos, missionários e instituições, cujo conhecimento acerca da realidade local proporciona o cumprimento dos objetivos que este apoio se propõe atingir. 
Mais uma escola na Ilha de Moçambique Com a ajuda de todos os padrinhos e de um mecenas especial.

É efetuada uma recolha de dados sobre as crianças mais carenciadas de cada uma das comunidades onde trabalhamos, em idade escolar ou inferior, que desejem ser integradas no nosso programa de apoio. Esses dados são posteriormente enviados para a sede da Helpo em Portugal, que deve processá-los para posteriormente propor a quem assim o deseje, que apadrinhe uma destas crianças.
Escola nova em Mahera e um grande obrigado a todos os padrinhos, madrinhas, ao voluntário Joaquim Batista e à empresa GFK

Não só as crianças como as suas famílias, e de um modo geral toda a sua comunidade, acabam por beneficiar do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância e este é um traço característico da identidade do trabalho da Helpo. 
Não se pretende criar um grupo de crianças privilegiadas, nem se pretende criar desigualdades entre as crianças das comunidades, mas antes proporcionar a todas, um conjunto de oportunidades a que de outra forma não teriam acesso, e procurar ajudar a criar as condições necessárias para que, através de um Desenvolvimento trabalhado e alcançado intrinsecamente, a comunidade consiga atingir um patamar de condição de vida mais digno.
Além de distribuições regulares de bens e serviços de primeira necessidade, e dos projetos de construção, reabilitação e acesso à água, estas famílias podem recorrer a uma assistência permanente prestada em casos de necessidade extraordinária (doença, morte, perda da habitação, abusos, etc.).
Entre os anos de 2005 e 2010 a Helpo apoiou mais de 5000 crianças e suas famílias, distribuídas por várias aldeias em contexto rural:
MAPUTO - Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique, perto da fronteira com a África do Sul e, da fronteira com a Suazilândia
Ngolhosa Nova - 102 crianças

INHAMBANE - A província de Inhambane, está localizada região sul de Moçambique. A sua capital é a cidade de Inhambane, a leste e sudeste pelo Oceano Índico e a sul e oeste pela a província de Gaza.
Chigamane - 178 crianças / Macunhe - 235 crianças
Machoco - 297 crianças / Muchua - 203 crianças
Chochua - 209 crianças / Muhasse - 174 crianças
Chibuene - 219 crianças
NAMPULA - Nampula é a cidade capital da província do mesmo nome, em Moçambique e é conhecida como a Capital do Norte. Está localizada no interior da província e a sua população é, de acordo com o censo de 2007, de 471 717 habitantes.
Teacane - 179 crianças / Momola - 232 crianças
Makassa - 196 crianças / Napacala - 173 crianças
Natchetche - 182 crianças / Saua-Saua - 190 crianças
Natôa - 197 crianças / Matibane - 203 crianças
Niapala - 289 crianças / Namialo - 216 crianças
Munimaka - 164 crianças / 
Ilocone - 80 crianças
Mahunha - 96 crianças / Munimaca (escolinha) - 50 crianças
Marrere - 71 crianças / Orfanato Evanjáfrica - 42 crianças
Orfanato Centro Infantário de Nampula - 14 crianças
Ilha de Moçambique - 421 crianças
PEMBA - Pemba é uma cidade moçambicana, sede de município e capital da província de Cabo Delgado. A província de Cabo Delgado é um subdivisão de Moçambique localizada no extremo nordeste do país
Mirige - 37 crianças / Nacate - 32 crianças
Silva Macua - 82 crianças / Impiri - 239 crianças
Centro de apoio das irmãs Pastorelas - 200 crianças
Mahera - .. crianças
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE -  São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
Sta. Catarina - 89 crianças / S. José - 46 crianças
Saudade - 26 crianças / Bemposta - 21 crianças
Trindade - .. crianças

A nossa forma de atuar divide-se em duas vertentes: 
A assistência humanitária e o desenvolvimento de projetos. Aqui poderá inteirar-se acerca das atividades desenvolvidas no dia-a-dia em prol das crianças apoiadas.
Inserindo-se numa lógica de assistência às crianças apoiadas pela Helpo e procurando suprimir as necessidades mais básicas das mesmas bem como de atuar ao nível da prevenção, a Helpo procede a distribuições regulares às crianças, escolas e creches que apoia, ao mesmo tempo que trabalha na implementação de projetos de desenvolvimento e estruturais, nas comunidades.

Este tipo de ação, promovido sempre através da creche/escola, tem como objetivo aproximar os pais, da comunidade escolar; incentivar a frequência escolar; melhorar as condições de vida e de aprendizagem das crianças.
APADRINHE JÁ
Aos padrinhos da Helpo é oferecida a oportunidade de participarem no Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, através do apoio individual ou colectivo de crianças, ou de apadrinharem a construção/concretização de um projeto concreto numa comunidade específica. No caso de desejar participar na concretização parcial ou total de um projeto, pedimos-lhe gentilmente que contacte os nossos serviços ou info@helpo.pt – para que possamos facultar-lhe a informação de quais os projetos que pode ajudar a concretizar.” A Helpo pode criar diplomas de agradecimento personalizados, individuais ou colectivos, para ocasiões especiais que se pretendam assinalar através da ajuda prestada à concretização de um projeto.
No caso de desejar apadrinhar uma ou mais crianças, por favor preencha o(s) respectivo(s) formulário(s) de adesão a este projeto, e envie para nós os seus dados juntamente com alguma observação especial que deseje fazer.
A atividade da Helpo teve início em Moçambique, apoiou projetos em países como Angola e Nepal e expandiu-se sucessivamente a outros países, como São Tomé e Príncipe, com uma característica comum: a pobreza.
As zonas de intervenção têm em comum as condições precárias da infância, níveis de desenvolvimento humano desadequados, doenças, e o drama dos órfãos causado pelo flagelo da SIDA 
(Síndrome da imunodeficiência adquirida)
Através do programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, a Helpo contribui de modo ativo para a melhoria das condições em que se desenvolvem as crianças na infância, promove o acesso à educação de modo a oferecer a esperança de uma vida digna e de um futuro melhor. Graças à participação ativa dos próprios padrinhos no programa, a Helpo tem a possibilidade de construir escolas, poços para a água, favorecer o desenvolvimento local das comunidades rurais e contribuir, deste modo, para a redução da pobreza.

leia mais