sexta-feira, fevereiro 22, 2013

22 DE FEVEREIRO - FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

PEDRO PERSONIFICA A IGREJA. A SUA RESPOSTA SERÁ A DA IGREJA ILUMINADA PELO ESPÍRITO NO PENTECOSTES. SIMÃO PEDRO RECEBEU ESSA LUZ ANTECIPADAMENTE, POR CAUSA DA MISSÃO QUE CRISTO LHE QUERIA CONFIAR: “TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA. DAR-TE-EI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS, E TUDO QUANTO LIGARES NA TERRA FICARÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO QUANTO DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS” (MT 16, 18-19).”

Hoje, celebramos a Cátedra de São Pedro. Pretende-se destacar com esta celebração, o fato de que – como um dom de Jesus Cristo para nós — o edifício da Igreja se apoia sobre o Príncipe dos Apóstolos, que goza de uma ajuda divina peculiar para realizar essa missão. Assim o manifestou o Senhor em Cesareia de Filipo: "Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja" (Mt 16,18). Efetivamente, "só Pedro foi escolhido para ser posto à frente da vocação de todas as nações, de todos os Apóstolos e de todos os padres da Igreja"
São Leão Magno

Evangelho Mt 16,13-19
Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?”. Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”.”E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?”. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

A IGREJA BENEFICIOU, DESDE O SEU INÍCIO, DO MINISTÉRIO PETRINO, DE MODO QUE SÃO PEDRO E OS SEUS SUCESSORES PRESIDIRAM A CARIDADE, FORAM FONTE DE UNIDADE E TIVERAM, MUITO ESPECIALMENTE, A MISSÃO DE CONFIRMAR NA VERDADE OS SEUS IRMÃOS.

Jesus, uma vez ressuscitado, confirmou esta missão a Simão Pedro. Ele, que já tinha chorado, profundamente arrependido, a sua tríplice negação de Jesus, faz agora uma tripla manifestação de amor: "Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo" (Jo 21,17). Então o Apóstolo viu com alívio como Jesus não o desdisse e o confirmou, por três vezes, no ministério que antes lhe tinha anunciado: "Cuida das minhas ovelhas" (Jo 21,16.17).

Esta potestade não resulta de mérito próprio, como tão pouco o fora a declaração de fé de Simão em Cesareia: "Não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu" (Mt 16,17). Sim, trata-se de uma autoridade com potestade suprema, recebida para servir. É por isso que o Romano Pontífice, quando assina os seus escritos, o faz com o seguinte título honorífico: Servus servorum Dei.

Trata-se, portanto, de um poder para servir a causa da unidade, fundamentada sobre a verdade. Façamos o propósito de rezar pelo Sucessor de Pedro, de prestar delicada atenção às suas palavras e de agradecer a Deus esta grande dádiva.

JESUS ACOLHEU A PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO, QUE O RECONHEÇA COMO O MESSIAS ANUNCIANDO A PAIXÃO IMINENTE DO FILHO DO HOMEM.
Desvendou o conteúdo autêntico de sua realeza messiânica, seja na identidade transcendente de Filho do Homem “que desceu do Céu”., seja em sua missão redentora como Servo sofredor: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate pela multidão”. 

 No colégio dos Doze, Simão Pedro ocupa o primeiro lugar. Jesus confiou-lhe uma missão única. Graças a uma revelação vinda do Pai, Pedro havia confessado: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo” (Mt. 16,16). Nosso Senhor lhe declara na ocasião: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela” (Mt 16,18). Cristo, “Pedra viva”, garante sua Igreja construída sobre Pedro a vitória sobre as potências de morte. Pedro, em razão da fé por ele confessada, permanecerá como rocha inabalável da Igreja. Terá por missão defender esta fé de todo desfalecimento e confirmar nela seus irmãos."
OREMOS PELO PAPA E PARA QUE O ESPÍRITO SANTO ILUMINE OS CARDEAIS PARA BEM ELEGER O FUTURO PAPA.


CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)