terça-feira, fevereiro 12, 2013

OBRIGADO BENTO XVI

SOU APENAS UM PÁROCO E UM PADRE ADMIRADOR DE BENTO XVI, DAR UMA OPINIÃO DIANTE DE UMA DECISÃO TÃO PESSOAL, QUANDO NINGUÉM TEM NADA HAVER COM AS DECISÕES DO PAPA, OU DOS PAPAS, PODE PARECER VAIDADE.

Sendo assim longe de mim dar uma opinião, mas apenas acolher as decisões do Altíssimo e as moções do Espírito Santo que “sopra onde quer”. No último Domingo, dia 10 de fevereiro, V do Tempo Comum, disse aos paroquianos da Matriz de São Conrado que “nunca entenderemos o que significou deixar “TUDO” para seguir Jesus (cf Lucas 5,1-11), mas assim fizeram Pedro, Tiago, João e tantos outros, deixaram tudo. Também nunca saberemos a razão pela qual o Santo Padre Bento XVI tomou decisão tão importante e concomitantemente tão corajosa.
Sei que desde ontem passei a admirá-lo ainda mais, pois demonstrou ser de fato um homem lúcido, cheio de sabedoria e sobretudo profundo conhecedor do Concílio Vaticano II. Com um gesto que chamei de “novo João Batista” - desapareceu para que Outro possa aparecer: Cristo. Mostrou-me o Papa, eu apenas um pároco, que nosso ministério não nos pertence, somos tirados do povo para servi-lo e se chegamos a uma etapa final temos que fazer como Jesus, e dizer: “tudo está consumado”.
Diante de um mundo tão obcecado pelo poder, Bento XVI mostrou-me que os rios fazem curvas e nas curvas, buscando os oceanos, são capazes de mudar a história de todos os que estão na sua margem. Num mundo tão obcecado pelo poder, o atual Papa “nos dá um exemplo”, de verdadeiro Lava-pés às vésperas da Quaresma.

Hoje, enquanto rezava, e até me divertia sobre as especulações: razões da renúncia e quem será o sucessor de Ratzinger, pensava que aquele homem idoso por quem rezo todos os dias na Oração Eucarística e na Liturgia das Horas, esta mudando o “jeito”de ser Papa, assim como João XXIII, e João Paulo II que nos últimos anos criaram uma maneira nova para o papado, Bento XVI está dando a nós, a mim, uma oportunidade de viver um tempo novo, uma experiência própria dos “últimos tempos". Vejo que a Igreja, “perita em humanidade”, de fato é a barca mais acertada no mar da história, por isso é capaz de renová-la e criar novas tradições.

Voltando a meditação do Domingo, Jesus, sempre Nosso Senhor, sempre O Condutor, lançava em nossas almas uma rede em mar profundo, pois é, no “mar profundo”de minha vida, de nossas vidas, foi lançada a rede para uma grandiosa pesca no interior de nossas almas. Içada, a rede trouxe-nos tantos dons, tantos “peixes bons”, dentre eles a vida, o ministério e o exemplo de Sua Santidade Bento XVI.

Padre Marcos Belizário Ferreira
Pároco da Matriz de São Conrado, Rio de Janeiro.


“Quero servir de todo o coração com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.”
Papa Bento XVI
(Vaticano, 10 de fevereiro de 2013)