quinta-feira, fevereiro 14, 2013

PAPA BENTO XVI - "UM SIMPLES TRABALHADOR, NA VINHA DO SENHOR"

"OBRIGADO POR NOS TER DADO UM EXEMPLO BRILHANTE DE UM TRABALHADOR SIMPLES E HUMILDE NA VINHA DO SENHOR, UM TRABALHADOR, PORÉM, QUE SOUBE EM TODOS OS MOMENTOS REALIZAR O QUE É MAIS IMPORTANTE: LEVAR DEUS AOS HOMENS E LEVAR OS HOMENS A DEUS". Cardeal Bertone

13 de fevereiro de 2013.
  O Cardeal Tarcisio Bertone, secretário do Vaticano de Estado, dirigiu algumas palavras com forte emoção a Bento XVI na sequência da Imposição das Cinzas. 
Cardeal Bertone, como muitos outros cardeais presentes, foi incapaz de conter as lágrimas durante a cerimônia. Ele agradeceu ao Papa em nome de todos os cardeais.
"A Eucaristia é para dar graças a Deus. Esta noite, "há um véu de tristeza nos nossos corações", disse o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, numa saudação final a Bento XVI, lembrando a emoção e o profundo respeito com que a Igreja e o mundo receberam a notícia da sua decisão de renunciar ao ministério petrino. 
"Esta noite nós queremos agradecer ao Senhor pelo caminho que toda a Igreja fez sob a orientação de Sua Santidade e queremos dizer-lhe do fundo do nosso coração, com muito carinho, emoção e admiração:
Obrigado por nos ter dado o luminoso exemplo de simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor, um trabalhador, porém, que soube em todos os momentos realizar o que é mais importante: levar Deus aos homens e levar os homens a Deus".
A Missa para a distribuição das cinzas foi muito emocionante, Bento XVI celebrou a sua última grande cerimônia.
O Papa entrou na Basílica de São Pedro em uma plataforma móvel, ele beijou o altar pela última vez e também recebeu as cinzas pela última vez como Sucessor de Pedro.  Conscientes do momento histórico, a emoção foi comum entre os seus colaboradores mais próximos como eles choraram abertamente, incluindo seu secretário pessoal, Georg Gaewnswein.
 
Uma saudação sublinhada por um comovido e interminável aplauso da multidão de fiéis que enchiam a basílica de São Pedro, nesta última celebração do Papa Bento XVI.

A cerimônia começou o tempo da Quaresma , os 40 dias de preparação para a Semana Santa e a Páscoa .
 Este ano, as datas vão coincidir com os últimos dias de Bento XVI como Papa, bem como a Sede Vacante período, o conclave, e talvez a branca fumaça sinalizando a eleição de um novo Papa.

"Para mim é um momento apropriado para agradecer a todos, especialmente os fiéis da Diocese de Roma, enquanto eu me preparo para concluir o ministério petrino, e pedir para se lembrar de mim em oração." BENTO XVI

14 de fevereiro de 2013
BENTO XVI ENCONTRA OS PÁROCOS DE ROMA, COMO COSTUME, NO INÍCIO DA QUARESMA. "REZAREI SEMPRE POR VÓS". COMOÇÃO E APLAUSOS
Foi num clima de caloroso e comovido afeto que o clero de Roma acolheu, neste manhã, Bento XVI, no tradicional encontro do início da Quaresma.
 Os párocos da diocese do Papa, assim como outros padres com encargos pastorais em Roma. 
Tocou ao cardeal Vigário, Agostino Valini, em nome também dos bispos auxiliares e de todos os padres romanos, exprimir ao Santo Padre os comuns sentimentos de gratidão e afeto, o que o Papa logo agradeceu. 
Bento XVI considerou “um dom particular da Providência” esta possibilidade de, “antes de deixar o ministério petrino”, encontrar-se com o clero de Roma, 
 “um clero verdadeiramente católico”. “Isto corresponde à essência da Igreja de Roma: levar a catolicidade de todas as gentes e raças, de todas as culturas.” disse o Santo Padre
Falando de modo improvisado, Bento XVI evocou as suas recordações pessoais do Concílio Ecuménico Vaticano II, sublinhando alguns aspetos teológicos de especial relevo, sem evitar as questões mais difíceis e conflituosas que o Concílio teve que enfrentar.
O início do conclave de acordo com a Lei de Canon, deve começar 15 a 20 dias após o início do período de Sede Vacante.  O Vaticano diz que ainda não sabe se Bento XVI vai estar na cerimônia de inauguração do novo Papa, dizendo que caberá a ele decidir.