sábado, março 23, 2013

A HORA DO PLANETA 2013

A HORA DO PLANETA É UM EVENTO GLOBAL E UM ATO SIMBÓLICO QUE CONVIDA A TODOS OS CIDADÃOS, EMPRESAS, GOVERNOS E ORGANIZAÇÕES A SE UNIREM EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE.


A ação coletiva que manifesta este compromisso consiste em apagar as luzes de todos os lugares, durante uma hora, para demonstrar que podemos levar a vida em harmonia com o planeta Terra, com o intuito de termos um futuro mais limpo.


Em suas sete versões, organizadas pelo WWF (World Wildlife Fund ou Fundo Mundial da Natureza), diversos países participaram do evento, apagando as luzes de seus edifícios e monumentos. Em 2012, mais de 7.000 cidades de 150 países se somaram a esta iniciativa que procura incentivar as pessoas a optarem por medidas mais sustentáveis.

Em 2013, pelo quinto ano consecutivo, a WWF-Brasil promove o evento, que acontecerá neste sábado, das 20h30 às 21h30, mobilizando 92 cidades brasileiras, sendo que 22 são capitais, a participar deste ato e desenvolverão uma série de atividades relacionadas à Hora do Planeta
A cidade-âncora será Brasília, que apagará as luzes de seus principais monumentos históricos, entre eles a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional.

Já em São Paulo, construções como o Obelisco, a Ponte Estaiada, o estádio do Pacaembu, o Mercado Municipal, o Arco do Anhangabaú, o Monumento das Bandeiras, entre outros, apagarão suas luzes no horário previsto.


Na cidade do Rio de Janeiro, pontos turísticos como o Cristo Redentor, as Orlas de Copacabana e Ipanema, A Igreja da Penha, Os Arcos da Lapa, O Parque Garota de Ipanema e a Cidade Metropolitana também permanecerão apagados durante a Hora do Planeta.

Além das cidades que colaboram com o ato simbólico, diversas celebridades, artistas e empresas apoiam o movimento, no intuito de fazer com que as pessoas assumam o compromisso e que tenham como objetivo mudar o planeta.


No Brasil, a Hora do Planeta contou com o apoio de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações. A cidade-âncora Brasília abriu o evento com a participação de 800 pessoas no show da banda regional Patubatê e DJs Criolina, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, um dos monumentos apagados. Em São Paulo, o grupo Vá de Bike reuniu cerca de 100 ciclistas numa pedalada. 

O circuito passou por três dos locais e monumentos paulistanos que ficaram às escuras durante a Hora do Planeta: o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade.

WWF-Brasil e Live Earth
O WWF-Brasil e a Rede WWF apoiaram a realização do Live Earth, a maior mobilização em torno da questão das mudanças climáticas já feita no mundo.

O Live Earth foi visto por milhões de pessoas ao vivo, pela televisão e por pelo menos 55 milhões de internautas, o evento serviu para focar a atenção do mundo no dia 07 de julho para como poderemos nos unir para determos o aquecimento global e suas consequências.

Em todos os países, nossa organização estará presente com diferentes ações coordenadas com o objetivo de conscientizar sobre as mudanças climáticas e como cada um de nós pode contribuir para diminuir as conseqüências do aquecimento global. O WWF-Brasil participa no evento distribuindo dicas, realizando ações com voluntários.