domingo, março 10, 2013

CONCLAVE INICIA NO DIA 12 DE MARÇO

O conclave será precedida, na parte da manhã por uma celebração litúrgica – Missa “pró eligendo Pontefice”, isto é pela eleição do Pontífice, na Basílica de São Pedro. Os fiéis são vivamente convidados a tomar parte nessa celebração.
Esta manhã às 11 horas foi colocada no tecto da Capela Sistina, onde terá lugar o conclave, do chaminé donde sairá o fumo, negro enquanto não for eleito o novo Papa e branco quando for eleito.

Congregação Geral do Colégio dos Cardeais
Mesmo com a data do Conclave confirmada, o Colégio Cardinalício realizou mais uma Congregação Geral neste sábado. 
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, declarou em coletiva que os cardeais não poderão receber informações externas durante o Conclave, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Serão instalados bloqueadores de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares, da mesma forma como já ocorre na Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações gerais.
Ainda segundo o padre Lombardi, os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina. Apenas os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.
Participarão do Conclave 115 cardeais, sendo necessário o voto favorável de 77 purpurados para eleger o Papa, ou seja, os 2/3 dos votantes.
Esta manhã às 11 horas foi colocada no teto da Capela Sistina, onde terá lugar o conclave, do chaminé donde sairá o fumo, negro enquanto não for eleito o novo Papa e branco quando for eleito.

CNBB / RÁDIO VATICANO