segunda-feira, março 04, 2013

ESCUTA E OBEDECE


Reencontramos a raiz da obediência conforme o ensinamento bíblico: “Ob-scultare”, “ob-audire”, oboedire, é se colocar sob a palavra de Outro, deixar-se alimentar por ela para crescer segundo Deus.

A ESCUTA É A PRIMEIRA ETAPA DA OBEDIÊNCIA, UMA ESCUTA ATENTA QUE NÃO SE IDENTIFICA COM O FATO DE OUVIR SUPERFICIALMENTE. TRATA-SE DE ESCUTAR O ESSENCIAL, O QUE EVENTUALMENTE PODE NOS SURPREENDER, PERTURBAR, IR EM SENTIDO CONTRÁRIO À NOSSA OPINIÃO. 

É o esforço de atenção, de vigilância. É simultaneamente, uma saída e uma entrada em si mesmo para um nascimento renovado a cada instante. A escuta da obediência no silêncio da atenção é verdadeiramente o primeiro grau da humildade, conforme a palavra de São Bento. 
Se aquele que tem ouvidos e coração não quer escutar o outro, está na impossibilidade de lhe obedecer. Da qualidade dessa escuta, tendo em vista a obediência, depende todo o movimento da humildade, visando o AMOR.

Inclina o ouvido do teu coração: há nessa expressão um gesto de humildade do coração. O ouvido do coração se inclina para melhor ouvir, para estar melhor disposto a receber. É um passo a mais na atitude da escuta. Não se trata simplesmente de ouvir humildemente com seus ouvidos, mas se deixar a palavra penetrar no mais íntimo pelo ouvido do coração. 
A palavra deve passar da percepção externa à habitação do coração depois de ter atravessado a porta do “intelecto”. Obedecer é perceber com  o coração , afim de ler tudo pelo interior, na humildade de um inclinação amorosa.
Esse escuta do coração só é possível no silêncio, para permitir verdadeiras escolhas, amadurecidas pelo trabalho da vontade de Deus no coração do homem.
E não ter medo: se nós nos deixamos conduzir por Deus, o que Ele tem a realizar em nós é mais belo do que aquilo que nós poderíamos desejar.  Entregar-se nas mãos de Deus significa deixarmos construir por Ele. Uma construção para a vida inteira, pois Deus nos conduz ao que há de melhor.

Cf Revista Beneditina número 19 / Ano IV
Janeiro/Fevereiro 2007