quarta-feira, março 20, 2013

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ - 19/03/2013

PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA
JOSÉ, O JUSTO, O SANTO, ENTRA SIMPLESMENTE NOS DESÍGNIOS DO CÉU SOBRE ELE E TORNA-SE ESPOSO DE MARIA POR UM CASAMENTO VIRGINAL; ESPOSO DE UMA VIRGEM, DE UMA RAINHA, ESPOSO DA MÃE DE DEUS E DA ESPOSA DO ESPÍRITO SANTO!

Mas o seu coração é digno dela. Na sua alma reúnem-se a fé viva dos patriarcas, as nobres aspirações dos profetas, as esperanças das gerações passadas. 
O seu coração é o mais puro, o mais amável, o mais celeste de todos, depois do Coração de Jesus e do Coração imaculado de Maria.
José é o esposo da Virgem Maria, com que respeito a envolve! Que delicadeza, que discrição nas suas relações com ela! Aprendeu de cor a sua sublime missão de castidade e de amor.
E quando foi advertido pelo anjo a respeito dos grandes desígnios de Deus sobre o filho de Maria, associou-se de coração à missão de vítima do seu filho adotivo e aceitou sem reserva todos os sofrimentos que daí resultariam para ele. Esposo de Maria! Tem tudo o que pode pertencer à paternidade sem ferir a virgindade. Tem todos os direitos e toda a autoridade de um pai. É o chefe da Sagrada Família.

São José, 19/03/2013
O valor evangélico encarnado por São José é o da paternidade: o que é necessário para ser um pai “de acordo com o plano de Deus”. 
 É bonito saber que em alguns lugares se tenha escolhido a festa de São José para fazer a festa nas famílias, a “a festa do pai”.
Em São José, com efeito, se evidencia não o aspecto mais fácil (o da geração), mas os aspectos mais espirituais e mais difíceis, que são, por isso, aqueles que devem ser trabalhados.
Não se pode falar da figura humana do pai sem partir desta constatação: Deus escolheu este título para se revelar aos homens; nele resumiu as prerrogativas de sua bondade, expressou sua relação mais intensa com o homem.
Em duas coisas Jesus nos ensinou a reconhecer, sobretudo, a paternidade de Deus. A primeira é esta: Deus é Pai porque cuida de nós: 
JANE E MARIA DO SOCORRO
Vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais...
não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã.”
São José encarnou este traço da paternidade. Sua solicitude desinteressada pela esposa e pelo “Filho” enche as primeiras páginas do evangelho.
Quantas coisas se pode sugerir a um pai cristão! O que significa para um pai ser solícito, cuidar?
 Significa trabalhar, ser prudente, não desperdiçar, olhar para o que é realmente útil para sua família, não para os próprios gostos e caprichos.
Significa não se aproveitar do próprio trabalho como pretexto para humilhar, nunca fazer pesar aos da casa que eles estão comendo “em suas costas”. 
PADRE MARCOS COM SEMINARISTA ALAN AUGUSTO
Significa cuidar da saúde e da integridade de seus familiares, não expô-los inutilmente a perigos, por exemplo quando dirige um carro. 
 A solicitude deve estender-se também à saúde mental e moral. Por isso, o pai controlará o que entra em sua casa, pessoas, livros.. internet.
O outro traço que Jesus nos apontou muitas vezes na paternidade de Deus é a bondade, isto é, sua doçura, sua ternura e sua longanimidade: sede misericordiosos - isto é – sede bons – como também vosso Pai é misericordioso. 
Pensemos na atitude com que Jesus descreve o pai na parábola do filho pródigo, quando este volta para casa: isto é bondade e magnanimidade.
Uma coisa que os pais devem corrigir é precisamente esta: seu verdadeiro papel na família não é, com efeito, se ocupar apenas de questões financeiras, mas ser a imagem de uma bondade forte ou de uma energia bondosa.
MARCOS E TÂNIA
 Do contrário, vai acontecer como àquele pai desesperado, porque, depois de ter dado ao filho várias notas de cem reais cada semana para se divertir, um dia o ouviu dizer: você nunca me deu nada. Por que me fez nascer?
Será preciso pensar também no modo com que se exerce a autoridade. O pai não é chefe do jeito de quem dirige um trabalho ou um exército. Não há coisa mais triste do que conhecer crianças que têm medo do próprio pai e esperam que ele saia de casa para falar e sentir-se livres. 
 A paternidade deve se enriquecer, em relação aos filhos bem como com sentimento de reconhecimento da contribuição da esposa.
Hoje, rezemos todos ao bom Deus que dê aos pais de nossa comunidade a força para ser, como São José, ou melhor, como o próprio Deus, solícitos e bons .


CLIQUE NA IMAGEM PARA LER A 
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA 
PAROQUIA SÃO CONRADO