segunda-feira, março 18, 2013

V DOMINGO DA QUARESMA - "SEDE MISERICORDIOSOS"


Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira 
Jesus estava ensinando; de repente, o círculo dos ouvintes ouvintes se abre para fazer passar uma mulher empurrada por um bando de fariseus que esbravejavam em tom de triunfo; colocam-na no meio e formam um círculo ao redor, talvez com os braços cruzados: “Que dizes tu sobre isso?” Não tinham vindo para lhe pedir um parecer, mas para preparar-lhe uma ciliada. 
Matriz de São Conrado
Ele mesmo tinha dito que não tinha vindo para abolir a Lei, mas para cumpri-la; portanto, deve concordar com ela e participar da lapidação da mulher; mas se o fizer perderá aquela auréola de misericórdia e de mansidão que tanto os irrita, porque isto encanta as multidões.

Jesus não profere uma Palavra. Inclina-se para traçar uns sinais; talvez queira que o tumulto se acalme no coração paralisado daquela mulher. No fim levanta os olhos e diz: “Quem de vós estiver sem pecado. Seja o primeiro a atirar uma pedra”. Foi como se ele tivesse tirado a tampa da consciência de cada um, Jesus sabia o que estava no coração de cada um. 
Missa na Capela Nossa Senhora das Graças
em Vila Canoas
O silêncio se tornou pesado e insuportável; os mais velhos começam a se retirar em silêncio, talvez o medo de que Jesus começasse a cavar em sua vida passada, para ver se estavam realmente sem pecado, sem aquele pecado que no Decálogo chamava-se “não desejar a mulher do próximo”.
Assim o tribunal se esvaziou. Até agora Jesus permaneceu inclinado no chão; agora se levanta, olha para a mulher: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?” Superando o medo, ela percebe um olhar de misericórdia como um banho de luz; nenhum homem jamais a tinha olhado assim! Quem sabe com que sentimento respondeu a Jesus, no silêncio que se seguiu à retirada dos acusadores: “Ninguém, Senhor!” E Jesus; “Nem eu te condeno. Vai e não tornas a pecar.” 
Missa na Capela Nossa Senhora das Graças
em Vila Canoas
Jesus nada mais pede; evidentemente conhece – porque foi ele que suscitou – o sentimento de arrependimento da própria culpa que já está presente nela . Quanta nova confiança deve ter infundindo na mulher aquele  “VAI”, pois significava: voltar a viver, a esperar, voltar para casa; retornar a  dignidade; dizer aos homens, com tua presença entre eles, que não há somente a Lei, há também a graça.
Missa no Condomínio Village São Conrado
Podemos estar certos a experiência daquele perdão, daquela compreensão infinita por parte de Jesus, reergueu aquela mulher, lhe encheu o coração com a experiência e um amor novo, tão diferente daquele que a tinha iludido em seu adultério. 
De modo que ela não deve ter mais procurado um momento de uma dúbia felicidade nos braços de um homem que, depois de tê-la talvez seduzido, a havia deixado tão covardemente abandonada pelas ruas da vida.
O que nos diz a nós, cristão de hoje, o episódio da adultera? Esta página do evangelho sempre desconcertou um pouco os cristãos.
Adoração ao Santíssimo Sacramento no Retiro Espiritual em Preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo - Matriz de São Conrado - 16/03/2013
O que Jesus também quer com a passagem de hoje é combater o vício de farejar, investigar os pecados alheios. Não julgar; sede misericordiosos.