terça-feira, abril 09, 2013

51ª ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB


Entre os dias 10 a 19 de abril de 2013, realiza-se a 51ª Assembléia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tem como local o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho em Aparecida do Norte, SP. Reunidos em assembléia e em oração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A 51ª Assembléia Geral da CNBB tem como tema: “Comunidade das comunidades: uma nova paróquia”. Nos últimos anos, a realidade da paróquia para os tempos atuais tem sido preocupação dos bispos, padres e da comunidade cristã. O mundo passa por mudanças rápidas e a mobilidade humana se concentrou nas cidades. Para responder a estas mudanças que a assembléia dos bispos vai promover um estudo na 51ª assembléia e em todas as comunidades católicas.

A nova paróquia sinaliza para espaço de hospitalidade e partilha onde os cristãos se sentem acolhidos.  Outro enfoque é a Paróquia como comunhão de mesa. Para os discípulos de Jesus, o valor comunitário da convivência fraterna prevalece sobre a observância de normas rituais. Isso supõe aceitar a comunhão de mesa que é o espaço do encontro, do diálogo, da presença e da familiaridade. O texto também acena para Paróquia como lugar da acolhida aos excluídos. Como tarefa especial os discípulos curam os doentes, libertam os possessos, purificam os leprosos, isto é, cuidam dos excluídos e, ao acolhê-los, refazem a vida comunitária.
“a realização da assembléia dos bispos no Brasil é marco histórico, pois as decisões que indicam os rumos da evangelização e da pastoral são tomadas nas assembléias”

Há uma forte insistência de que a paróquia seja como casa: Casa da Palavra, do pão e da amizade. A paróquia como casa pretende fornecer o conceito de lar, ambiente de vida, referência e aconchego de todos que transitam pelas estradas da vida. Recuperar a experiência de casa não significa fixar um território ou lugar, mas garantir o referencial para o cristão peregrino encontrar-se no lar. É uma estação, uma parada no caminho para a pátria definitiva. Uma estação para prosseguir na estrada de Jesus e com ele nos deter na casa dos amigos, como fazia em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro.

A realização da assembléia dos bispos no Brasil é marco histórico, pois as decisões que indicam os rumos da evangelização e da pastoral são tomadas nas assembléias. A assembléia dos bispos inicia com um período de preparação e de escuta das sugestões advindas das dioceses. O resultado dessa escuta é levado para assembléia onde os bispos por dez dias se debruçam sobre os mais variados temas que dizem respeito à evangelização, à vida da Igreja e à defesa da dignidade da pessoa humana.

A Igreja Católica no Brasil tem atualmente 44 arquidioceses; 211 dioceses; 03 eparquias; 13 prelazias; 01 Ordinariado militar. Conta com sete cardeais, 41 arcebispos na ativa e 29 eméritos, 218 bispos diocesanos e 114 eméritos. O total dos bispos do Brasil é de 460, sento que 149 já são eméritos, ou seja, já ultrapassaram os 75 anos de idade. Assim estarão na 51ª Assembléia em torno de 270 bispos.


Para acolher os bispos brasileiros, a Casa da Mãe Aparecida acerta os últimos detalhes de infraestrutura e organização.

Mais uma vez, o Santuário Nacional é sede de mais um evento histórico e de grande importância para a Igreja Católica.

Os Bispos vão contar com toda infraestrutura do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Salas de apoio, secretaria, Sala de imprensa, acesso à internet, segurança e ambulatório médico foram preparados para recepção do encontro.

Programação – A programação da Assembleia já está definida pela coordenação da CNBB. As missas serão realizadas no Altar Central da Basílica.

Na programação constam os horários das celebrações e sessões no Centro de Eventos.

A celebração de abertura da AG será no dia 10 de abril às 7h30 na Basílica e a Cerimônia de encerramento no dia 19 de abril às 10h30 no Centro de Eventos.

Nos dias 13 e 14 de abril os bispos do Brasil participam de um retiro espiritual no Centro de Eventos.

Entre as atividades dos bispos na 51ª Assembleia Geral estão a missa com Laudes no Altar Central do Santuário às 7h30, com transmissão da TV Aparecida, as sessões no Centro de Eventos e uma coletiva de imprensa, às 15h, com a participação de três bispos.





------