segunda-feira, abril 29, 2013

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - V DOMINGO DA PÁSCOA

Beata  Teresa de Calcutá - Missionária da Caridade e do Amor


O mandamento novo, diante da iminente partida de Jesus, à comunidade resta só um caminho para continuar unidade a ele: viver o amor.
 Este é o estatuto e a identidade de quem pretende permanecer unido a Jesus.
Amar a quem nos persegue, amar os inimigos, aqueles que não nos saúdam e não nos amam. Amar, isto é, os irmãos por si mesmos e não porque me podem ser úteis.
É a palavra “próximo” que mudou de sentido; o conteúdo desse termo se ampliou de modo a compreender não só o vizinho,  mas todo ser humano do qual tu podes te aproximar (“o bom samaritano”) .
Irmã Dulce com sua total simplicidade e fragilidade mobilizou o nosso tempo e nos sacode diante do exemplo de prática de amor.
Jesus viveu esse amor até as últimas consequências: até amar-nos assim como somos, primeiro, e a se identificar conosco diante do Pai, a nos perdoar e a morrer por nós. Amou-nos de verdade até o fim, onde “fim” não indica somente até o fim da vida, mas também até o extremo limite do possível, a totalidade, o que ele proclamou na cruz quando disse: “TUDO ESTA CONSUMADO”.
Amando-nos assim Jesus nos redimiu; fez-nos também seus irmãos e filhos do mesmo pai; doravante, há algo em nós pelo qual podemos e devemos ser amados; há algo no irmão e em cada pessoa pelo qual podemos e devemos amá-los.

Jesus Cristo, nos amando, nos tornou amáveis, dignos de amor de uns pelos outros. Há um motivo pelo qual cada pessoa, mesmo o mais miserável, pode e deve ser amado. O motivo não é algo contingente (externo); não é pela beleza, pela simpatia, pela juventude , mas pela “realidade”nova criada por Cristo.
Eis por que tal amor novo terá sua manifestação mais genuína não na saudação a quem nos saúda, em convidar a quem nos convida, mas em amar aqueles que têm menos motivos naturais para ser amados: o pobre, o infeliz, o idoso; até o inimigo, exatamente porque, neste caso, é claro que não se ama o irmão por aquilo que tem ou que pode dar, mas somente por aquilo que é aos olhos a fé.

EVANGELHO-Jo 13,31-33a.34-35
Quando Judas saiu do cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: "Agora foi glorificado o Filho do homem
e Deus glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele,
Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora.
Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. 
Dou-vos um mandamento novo:
que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei,
amai-vos também uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos:
se vos amardes uns aos outros".