sexta-feira, abril 12, 2013

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A JMJ RIO2013

O Brasil e o mundo se preparam para este grande momento de evangelização que reunirá jovens de diversas nacionalidades entre os dias 23 e 28 de julho, na Cidade Maravilhosa.
Sempre conduzidos pelo Espírito Santo, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 já realizaram muitos eventos em preparação para esta grande peregrinação que também contará com a presença do Papa Francisco. Cada vez mais próximos deste momento histórico para a cidade do Rio, neste mês de abril o COL vai realizar uma série de eventos que marcarão a contagem regressiva de 100 dias para a JMJ Rio2013.
Uma extensa programação com missas, vigília, feijoada, atividades esportivas e divulgação pelas redes sociais está prevista para acontecer entre os dias 12 e 16 de abril, e o objetivo é reunir não só os fiéis e jovens da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas também de Arquidioceses e Dioceses de todo o país, além de jovens e católicos de todo o mundo.
— É importante que as pessoas participem dos eventos dos 100 dias rumo à Jornada com essa alegre e saudável expectativa de que ela está chegando, com o desejo de querer vivenciar cada dia mais a proposta de Deus em suas vidas e de ter em seu coração, desde já, que a JMJ Rio2013 será um encontro pessoal que Cristo concede a cada um, desde que estejam com o coração aberto para experimentarem o seu amor e a sua misericórdia. Daí
as propostas de vários encontros: vigília com procissão luminosa, feijoada como um momento de descontração não só para os amigos, mas também para as famílias, domingo de esportes incentivando a todos o contato com a natureza e proporcionando um momento de lazer e saúde, e as Missas para nos encontrarmos verdadeiramente com nosso Deus vivo, na Santa Eucaristia, que se dá por misericórdia e amor a cada um de nós, ressaltou Josery Pantoja, produtora de eventos e responsável pelo credenciamento de imprensa da JMJ Rio2013.
No primeiro dia que marca os 100 dias da contagem regressiva rumo à JMJ Rio2013, sexta-feira, 12 de abril, a Vigília dos Jovens Adoradores terá início às 22h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, com Missa presidida pelo Padre Reginaldo Manzotti. Após a Celebração Eucarística, uma procissão luminosa seguirá pelas ruas da Lapa até a Igreja de Sant’Ana.
Celebrando a Ressurreição do Senhor e inspirados pela passagem dos Discípulos e Emaús: “Eles, porém, insistiram, dizendo: Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina. Entrou então para ficar com eles” (Lc 24,29), o tema trabalhado na vigília será “os peregrinos”. O momento de oração e adoração contará também com a presença das bandas Bom Pastor e Frutos de Medjugorje, e a pregação será conduzida por Cassiano Meirelles, da Canção Nova.
— Esta vigília será ainda mais especial porque mais uma vez faremos uma procissão pelas ruas da Lapa. A primeira foi quando faltava um ano para a JMJ Rio2013 e agora realizaremos novamente na contagem regressiva dos 100 dias. Os jovens terão oportunidade de evangelizar este lugar conhecido como a boemia da cidade e convidar a juventude carioca a participar da adoração na Igreja de Sant’Ana e também da Jornada Mundial da
Juventude, disse a integrante do Setor Juventude da Arquidiocese, Stephania Figueiredo.
Uma boa pedida para o almoço depois da vigília é a Feijoada JMJ, que será realizada no sábado, dia 13 de abril, a partir das 12h, na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, na Leopoldina. O evento, sucesso nos Vicariatos onde foi realizado, contará com as seguintes atrações: Rodrigo Vasconcelos, Cláudio Castro, Márcio Pacheco, Simone Xavier, Robinho Ventura, Padre Omar, Banda Sambandorando, Bateria da Unidos da Tijuca, Banda Karas do Brasil e Gabrielzinho do Irajá.
O valor do ingresso é R$25 e os primeiros a comprarem ganharão também a camisa oficial do evento. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos nos seguintes pontos de vendas: lojas Paulinas do Centro, Madureira e Niterói; as paróquias Bom Jesus da Penha, na Penha, e Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha, além da Livraria Novo Caminhar, na Tijuca.
— Todo o Rio e Grande Rio estão convidados a participar da Feijoada JMJ no próximo sábado, pois é uma oportunidade linda que a gente tem de celebrar 100 dias rumo à JMJ Rio2013 que está chegando, e nós sabemos que a presença de todos é fundamental para o sucesso do nosso evento, afirmou o anfitrião da feijoada, Padre Omar Raposo.
Um dos cenários mais belos do Rio, que sediará grandes eventos durante a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco, também será palco das atividades esportivas na contagem regressiva desses 100 dias para a JMJ Rio2013. No domingo, dia 14 de abril, com concentração marcada para às 8h, na Praça Serzedelo Correia – em frente à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana –, será realizado um dia dedicado aos esportes. Membro do COL e responsável pelo evento, Walmyr Junior, destacou as modalidades esportivas que serão realizadas na praia.

— O evento tem por finalidade promover a Jornada Mundial da Juventude também na praia de Copacabana porque ela é um dos palcos mais importantes durante a JMJ Rio2013, tendo em vista que alguns os atos centrais serão realizados no local. As práticas esportivas serão realizadas simultaneamente e teremos: caminhada, passeio ciclístico, skate, longboard, patins, capoeira, surf, futebol e vôlei de praia... Além disso, teremos também a Escolinha Geração e um amistoso de futebol entre os seminaristas, contou.
Ainda dentro das comemorações, duas Missas serão celebradas em Ação de Graças pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Presididas pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, as Celebrações Eucarísticas serão realizadas no domingo, 14 de abril, às 15h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Méier, e na terça, dia 16, às 11h, na Capela São Miguel Arcanjo, na comunidade do Mandela, no Complexo de Manguinhos.
— Ao escolher uma comunidade para celebrar a Missa que encerra as comemorações dos 100 dias rumo à Jornada Mundial da Juventude, a Igreja no Rio de Janeiro, assim como o Papa Francisco, olha com carinho para as comunidades periféricas e num grande gesto de humildade mostra que se preocupa integralmente com os jovens menos favorecidos, concluiu a paroquiana da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, Camila Tahan.
De acordo com membros do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, na segunda-feira, dia 15 de abril, um novo vídeo será lançado nas redes sociais e também faz parte das comemorações rumo à Jornada. Para informações adicionais
acesse o site www.rio2013.com.