segunda-feira, abril 01, 2013

DOMINGO, PÁSCOA DE JESUS CRISTO 31 DE MARÇO DE 2013


Aleluia! Pai, nós Te damos graças pelo grande mistério da Páscoa. Nós Te louvamos e Te bendizemos pelo teu Filho Jesus, que os homens levaram à morte, mas que Tu ressuscitaste ao terceiro dia.
Nós Te pedimos por todas as Igrejas, fundadas na fé dos Apóstolos, para que testemunhem no mundo inteiro que Jesus está vivo.

HOMILIA DE PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA
ANSEIOS DE VIDA NOVA, BUSCA DE UM SENTIDO PARA A PRÓPRIA EXISTÊNCIA,
 MEDO DA MORTE ENQUANTO FRACASSO, ESPERANÇA DO AMOR QUE TUDO RENOVA.
TUDO ISSO ENCONTRA RAZÃO DE SER NA RESSURREIÇÃO DE JESUS.
 ELA É O DINAMISMO QUE IMPULSIONA A VIDA E AÇÃO DOS QUE SE COMPROMETEM COM CRISTO, DE MODO QUE ATUE HOJE A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ (I LEITURA).
ESSA PRÁTICA EXIGE DISCERNIMENTO, DESAPEGO, PARA QUE O CRISTÃO, RESSUSCITADO COM CRISTO NO BATISMO, CAMINHE PARA A PLENA REALIZAÇÃO (II LEITURA).
A RESSURREIÇÃO DE JESUS É DEMONSTRAÇÃO DE COMO PODE SER PLENA A VIDA DE TODOS OS CIDADÃOS QUE SE EMPENHAM EM TRANSFORMAR NOSSA SOCIEDADE DESIGUAL.
"No primeiro dia da semana". Nesse primeiro dia da semana (domingo), iniciou-se a nova criação nascida da morte e ressurreição de Jesus.
Maria Madalena é figura simbólica. Representa a comunidade sem a perspectiva da fé, incapaz de assimilar a morte de Jesus.
 Ela é figura representativa de todos os que pensam que o túmulo seja o lugar do fracasso do projeto de Deus.
No versículo 2 ela fala na primeira pessoa do plural (“Não sabemos”), denotando que é figura representativa de um todo. 
 Já é madrugada  (nasceu um novo dia), mas para ela ainda é treva. 
As trevas representam o “mundo”, a negação da vida, que não aderiu a Jesus. 
O gesto de Maria Madalena indo ao túmulo sintetiza as buscas da comunidade cristã, ansiosa de vida e amor, mas que às vezes procura em lugar errado. 
Diante da pedra rolada ela pensa em roubo de cadáver.
 Para ela, a morte  havia interrompido a vida, para sempre. E o relato que faz aos dois discípulos o confirma: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”.
Aconteceu , porém, algo de inaudito que só o discípulo que ama é capaz de descobrir e tornar objeto de sua fé 
Jesus  não continuava prisioneiro das malhas da morte. Ele estava vivo...
nota-se que ambos vêem as mesmas coisas, mas quem ama é que chega à descoberta que vale. Por quê?  Porque o amor é mair forte que a morte.
“Duelam forte e mais forte é a vida que vence a morte”. A vida é mais forte.
 O amor supera e vence a morte. O silêncio da vigília pascal está grávido de aleluia.
Os anjos que crêem em Cristo já podem preparar a festa, como as mulheres que, ao contemplar de longe o lugar em que depositaram o corpo de Jesus, 
teimavam em crer que a vida é mais forte, e foram premiadas por sua fé e coragem. 
Nosso último inimigo foi vencido. As portas da vida que não termina foram abertas pelo primogênito dentre os mortos, a brilhante estrela da manhã. (missa da Vigília)
CATEQUESE CELEBRA A PÁSCOA DE JESUS
Deus nosso Pai, nós Te damos graças pela Ressurreição: a força do teu Espírito abriu o túmulo, o teu Filho levantou-se na luz deste dia eterno de Páscoa.
Nós Te pedimos: abre os olhos do nosso coração, como fizeste ao discípulo que viu e acreditou, abre os nossos espíritos à compreensão das Escrituras.
A MORTE E A VIDA
TRAVARAM UM ADMIRÁVEL COMBATE:
DEPOIS DE MORTO,
VIVE E REINA O AUTOR DA VIDA.