domingo, julho 21, 2013

"O MELHOR DO SER MARTA É SER MARIA" - XVI Domingo TC - Ano C


De fato, se foi Maria  que escolheu a melhor parte, sentada aos pés do Senhor, sorvendo suas palavras e alimentando sua alma com seus ensinamentos, é de Marta que o Calendário Romano celebra uma memória obrigatória, no próximo dia 29, revelando a grande devoção que o povo de Deus tem com esta discípula do Senhor. Aliás, a própria casa em que atualmente  mora o Santo Padre, chama-se, não por acaso, Casa de Santa Marta.

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
XVI Domingo do Tempo Comum – Ano C
"Qual é esta única coisa realmente importante, esta “parte melhor” que não será nunca tirada de quem a escolheu? O evangelho no-la fez entender claramente: 
é aquela escolhida por Maria. Mas o que escolheu Maria? Escolheu ouvir Jesus! Com Jesus escolheu tudo: seu Reino, sua vontade, escolheu o que fica para sempre, o tesouro escondido que os ladrões não podem roubar, nem a traça consumir.
Cristo em nós, esperança da glória: é esta a coisa verdadeiramente grande e necessária; é preciso tomar consciência deste Jesus que está em nós, dentro de nós, que ninguém pode arrebatar, que está presente e que nos fala na Igreja, como falava na casa de Marta e Maria, e que constitui a esperança e a garantia da glória, isto é, da nossa vitória final sobre a verdade e sobre a morte.
Do episódio de Marta e Maria aprendemos que o melhor do ser MARTA é ser MARIA! A escuta atenta da Palavra de Deus, manter o olho fixo em Jesus, o hábito de rezar e refletir, mesmo que não seja contemplativo, purificam a ação, impedem de procurar a si mesmo também quando se pratica a caridade para com os irmãos; permitem perceber e respeitar as prioridades, executar tudo com calma, o que, afinal é o melhor jeito para fazer bem as coisas e fazer mais.
Maria escolheu a melhor parte, e nós? A escolha demonstra um fato preciso: Maria, sentada aos pés de Jesus, escutava a sua palavra. OUVIA! Não só com os ouvidos, mas com o coração e com todo o seu ser ela prestava atenção a Jesus.
Também nós devemos aprender esta escuta profunda, de modo que a Palavra de Jesus que escutamos na Igreja, ou que lemos, nos volte à mente no momento oportuno, quando estamos diante de uma escolha, de uma tentação a vencer, devemos ser, pela Palavra de Deus, aquele bom terreno do qual fala a Parábola do Semeador.

Marta não havia compreendido que Jesus tinha vindo a sua casa para alimentá-la, mais do que para ser alimentado por ela. Também aqui, entre nós, Jesus, vem, sim, como nosso hóspede, mas é Ele que quer nos nutrir". 
A boa notícia é que ainda é tempo de abrir o nosso coração para este grande momento de graça que estamos vivendo em nossa cidade, em nosso país. 
De certo modo, podemos fazer com Marta e Maria: acolher as palavras do Santo Padre, aquele que vem em nome do Senhor, e nos colocarmos disponíveis em nossas paróquias para receber os peregrinos que chegam ao Rio de Janeiro para viver este encontro pessoal com Cristo e com os outros jovens.
Vivemos um momento histórico e não podemos deixar de fazer dele. Temos que ser protagonistas do JMJRio2013.
 Hoje Bethânia é o Rio de Janeiro. É a casa onde Cristo vai se hospedar, na pessoa do Santo Padre e dos jovens peregrinos, é a nossa casa e o nosso coração. 
E assim estaremos escolhendo a melhor parte: é o Cristo que nos convida, Ele nos convoca: Venham meus amigos! Sejam Missionários!



----