domingo, julho 28, 2013

PAPA FRANCISCO - DIA 26/07 - JMJ RIO2013

Centenas de pessoas se aglomeravam no portão da Quinta da Boa Vista


"O papa foi muito generoso e nos deixou muito à vontade. Ele realmente é o santo padre do povão", diz. O jovem fez mistério sobre o que falou o pontífice no encontro, mas garante que Francisco foi compreensivo e soube escolher bem suas palavras
Confissão de cinco jovens, três brasileiros, entre os quais o servidor público , um venezuelano e um italiano.
O servidor público conta ter decidido se tornar um católico praticante há cerca de um ano e meio, quando começou a planejar sua ida ao Rio de Janeiro, para a 
Padres confessam católicos na 
Feira Vocacional da JMJ
na Quinta da Boa Vista 
Jornada, e diz que não acreditou quando soube que havia sido escolhido para se confessar com o papa.
"Liguei novamente para a organização da Jornada e chequei no site para ver se havia alguém com o nome da pessoa que havia me ligado."

ANGELUS  NO PALÁCIO SÃO JOAQUIM
O Papa lembrou a importância de se rezar o Angelus todos os dias: "uma belíssima expressão popular da fé é a oração do Angelus. É uma oração simples de recitar em três momentos do dia que marca o ritmo de nossas atividades cotidianas: de manhã, ao meio dia e no entardecer. Mas é uma oração importante e convido a todos a recitar a Ave Maria".
E recordou: "Hoje a Igreja celebra a jornada dos pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: os santos Joaquim e Ana. Na casa deles, veio ao Mundo, Maria, trazendo com ela o extraordinário mistério da Imaculada Conceição, cresceu Maria, acompanhada pelo amor e a fé que eles professavam; na casa deles, ela aprendeu a escutar o Senhor e a seguir a Sua vontade. Os Santos Joaquim e Ana fazem parte de uma corrente que transmitiu o amor por Deus, no ambiente da família, até chegar a Maria que acolheu no seu ventre o Filho de Deus o doou ao mundo, doou Jesus a nós"!
O papa destacou o ambiente familiar como como lugar privilegiado para a transmissão da fé. Olhando para esse ambiente, o Papa fez questão de dizer: "hoje, na festa de São Joaquim e Santa Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós.  Quanto são importantes na vida da família para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para toda sociedade! E como é importante o diálogo entre as gerações, sobretudo dentro da família.  O Documento de Aparecida nos recordou: 'as crianças e os anciãos construíram o futuro dos povos; as crianças porque levarão avante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria da vida'. Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro para se conservar e alimentar!".

VIA SACRA  COM MILHARES DE PESSOAS  EMOCIONA NA PRAIA DE COPACABANA
Emoção, lágrimas e contrição fizeram parte da noite desta sexta-feira, 26, durante a via sacra na praia de Copacabana. Na avenida Atlântica, palcos foram montados para encenação das 14 estações da via sacra. As apresentações foram acompanhadas pelos participantes nos telões instalados na praia.

Via Sacra, um dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude, registrou nesta sexta-feira (26), segundo a organização do evento, público de 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. 

O evento, que contou com a presença do papa Francisco, era um dos mais esperados da JMJ.
A tema refletido na Via-sacra foi um trecho do Evangelho de São Mateus que diz: “Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). O texto utilizado na meditação da Via Dolorosa de Cristo foi escrito pelos padres dehonianos José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho, scj) e João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj).
A Via-sacra é um ato composto por 14 estações, sendo que 13 delas foram encenadas ao longo de cerca de um quilômetro do canteiro central da Avenida Atlântica e, a última, no palco central.
Cada uma das estações teve um tema relacionado às questões da juventude no mundo contemporâneo: 
“jovem missionário”, “jovem convertido”, “jovem de comunidade de recuperação”, “jovem falando em nome das mães”, “seminarista”, “religiosa que luta pela vida”, “casal de namorados”, “jovem falando pelas mulheres que sofrem”, “estudante cadeirante”, “jovem das redes sociais”, “presidiário ou jovem da pastoral penal”, “jovem com doença terminal”, “jovem deficiente auditivo” e “jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania”.



------



--