domingo, agosto 25, 2013

SEM RENÚNCIA NÃO SE GANHA NEM ESTA VIDA, NEM A VIDA ETERNA.


De acordo com o relato de Lucas, um desconhecido faz a Jesus uma pergunta frequente naquela sociedade religiosa: "São poucos os que se salvam?" Jesus não responde diretamente à sua pergunta. Não lhe interessa especular sobre esse tipo de questões estéreis, tão ao gosto de alguns mestres da época. Vai diretamente ao essencial e decisivo: como devemos atuar para não ficarmos excluídos da salvação que Deus oferece a todos?

"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita". Estas são suas primeiras palavras. Deus abre a todos a porta da vida eterna, porém devemos nos esforçar e trabalhar para entrar por ela. Esta é a atitude sadia. Confiança em Deus, sim; frivolidade, despreocupação e falsas seguranças, não.


21º Domingo do Tempo Comum - Ano C
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Lucas 13,22-30
É sem dúvida, uma das frases mais duras de Jesus para os ouvidos do homem contemporâneo: “esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. O que pode significar hoje esta exortação evangélica? Jesus exorta ao esforço e à renúncia pessoal como atitude indispensável para salvar a vida.

Não podia ser de outra maneira. Embora a sociedade permissiva pareça esquecê-lo, o esforço e a disciplina são absolutamente necessários. Não há outro caminho. Se alguém pretende conseguir sua realização pelo caminho do agradável e prazeroso, logo descobrirá que é cada vez menos dono de si mesmo. Ninguém alcança na vida uma meta realmente valiosa sem renúncia e sacrifício.

Esta renúncia não deve ser entendida como uma maneira estúpida de prejudicar-se a si mesmo, privando-se da dimensão prazerosa contida num modo de viver saudável. Trata-se de assumir as renúncias necessárias para viver de maneira digna e positiva.

Assim, por exemplo, a verdadeira vida é harmonia. Coerência entre o que creio e o que faço. Nem sempre é fácil esta harmonia pessoal. Viver de maneira coerente comigo mesmo exige renunciar ao que contradiz minha consciência. Sem esta renúncia, a pessoa não cresce.

A vida é também verdade. Ela tem sentido quando a pessoa ama a verdade, busca-a e anda atrás dela. Mas isto exige esforço e disciplina e renúncia a tanta mentira e autoengano que desfiguram nossa pessoa e nos fazem viver numa realidade falsa. Sem esta renúncia não há vida autêntica.

A vida é amor. Quem vive fechado em seus próprios interesses, escravo de suas ambições, poderá conseguir muitas coisas, mas sua vida é um fracasso. O amor exige renunciar a egoísmos, invejas e ressentimentos. Sem esta renúncia não há amor, e sem amor não há crescimento da pessoa.

A vida é dom, mas é também tarefa. Ser humano é uma dignidade, mas é também um trabalho. Não há grandeza sem desprendimento; não há liberdade sem sacrifício; não há vida sem renúncia. 

Um dos erros mais graves da sociedade permissiva é confundir a “felicidade”com a “facilidade”. A advertência de Jesus conserva toda a sua gravidade também em nossos dias. Sem renúncia não se ganha nem esta vida nem a vida eterna.
Cf José Antonio Pagola

JESUS, DIVINO MESTRE, QUE CHAMASTES APÓSTOLOS E DISCÍPULOS PRA VOS SEGUIR, CONTINUAI A PASSAR PELOS NOSSOS CAMINHOS, PELAS NOSSAS FAMÍLIAS E PELAS NOSSAS ESCOLAS E REPETI O CONVITE AOS NOSSOS JOVENS E ÀS PESSOAS DE BOA VONTADE.

DAI CORAGEM E FORÇA AOS CONVIDADOS PARA QUE SEJAM FIÉIS COMO APÓSTOLOS LEIGOS, COMO SACERDOTE, RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, PARA O BEM DO POVO DE DEUS E DE TODA A HUMANIDADE.
VÓS, QUE VIVEIS E REINAIS PARA SEMPRE. AMÉM










-----