segunda-feira, outubro 21, 2013

A IGREJA CELEBRA MEMÓRIA LITÚRGICA DE JOÃO PAULO II


Karol Giuseppe Wojtyla (Papa João Paulo II) nasceu em Wadowice, na Polônia, no dia 18 de maio de 1920 e faleceu em Roma, no dia 2 de abril de 2005. 
O João de Deus faleceu no sábado, dia consagrado a Virgem Maria, na véspera da Festa da Misericórdia, datas significativas para ele que tanto divulgou a devoção e a consagração a Nossa Senhora e insistiu que nos confiássemos a Jesus Misericordioso.
Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

“Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental”, lê-se no documento.
Aos fiéis, é proposta ainda uma passagem da homilia de João Paulo II no início do seu pontificado, precisamente em 22 de outubro de 1978, na qual afirmou: ‘Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!’.
Entre os seus principais documentos, estão 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

O Papa polaco foi proclamado beato no dia 1º de maio do ano passado, na Praça São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia que contou com a participação de cerca de um milhão de pessoas, encerrando a penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica.
Aproveitamos a ocasião para recordar o texto do Decreto sobre o Culto Litúrgico do Beato João Paulo II: DECRETO sobre o culto litúrgico a ser tributado em honra do Beato João Paulo II, Papa.
Um caráter de excepcionalidade, reconhecido por toda a Igreja Católica espalhada sobre a terra, reveste a beatificação do Venerável João Paulo II, de feliz memória, a ser realizada em 1º de maio de 2011, na Basílica de São Pedro, em Roma, presidida pelo Santo Padre Bento XVI. Dada esta realidade extraordinária, após inúmeras solicitações com relação ao culto litúrgico em honra do novo beato, de acordo com os locais e formas estabelecidos pela lei, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos se apressou em comunicar o que foi disposto a este respeito.
Inscrição do novo Beato em calendários particulares 
Dispõe-se que, no calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polônia, a celebração do Beato João Paulo II, Papa, seja inscrita em 22 de outubro e celebrada a cada ano como memória.

Sobre os textos litúrgicos, concedem-se como próprios a oração coleta e a segunda leitura do Ofício de Leitura, com o correspondente responsório (ver anexo). Outros textos são retirados do Comum dos pastores, para um papa.

Quanto aos demais calendários próprios, o pedido de registro da memória facultativa do Beato João Paulo II pode ser apresentado à Congregação para as Conferências Episcopais de seu território, pelo bispo diocesano para sua diocese, pelo superior geral para a sua família religiosa.
O Papa Francisco anunciou no dia 30 de setembro, em Consistório ordinário público com os cardeais presentes em Roma, a data da canonização do Papa João Paulo II e do Papa João XXIII, que será no dia 27 de abril de 2014. 
Nesta data, celebra-se o segundo domingo do tempo pascal, Solenidade da Divina Misericórdia, celebração que foi instituída pelo Papa João Paulo II no ano de 2000. Cinco anos mais tarde, João Paulo II viria a falecer na véspera desta grande solenidade. Estes dois bons homens deixaram sua marca na história e nos corações de multidões de fiéis.

Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o beato João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém



---