terça-feira, outubro 08, 2013

ABERTURA DA FESTA DA PENHA 2013


A coragem de anunciar e testemunhar ao mundo em quem acreditamos”, disse o arcebispo Dom Orani João Tempesta, na manhã do domingo, 6 de outubro, ao presidir no Santuário Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte, a abertura da festa da padroeira.
 Um número expressivo de fiéis e devotos subiu as escadarias para participar da celebração, realizada no santuário da padroeira, no alto do penhasco. Uma pequena procissão com a imagem histórica, já com seu novo manto, realizada no pátio do santuário, marcou o início da celebração.
A 378ª. edição da festa foi aberta em clima de ação de graças pelo êxito da Jornada Mundial da Juventude. Concelebrando com o reitor do santuário, padre Serafim Fernandes e, com o vice-reitor, padre Leandro Lenin Cardoso, o arcebispo sublinhou a ação de Deus e agradeceu a intercessão de Maria.
O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a 
missa de abertura da Festa da Penha, neste domingo, dia 6 de outubro.

“Pela fé, a mesma que os apóstolos pediram para Jesus: ‘Senhor, aumenta a nossa fé’, acreditamos que foi Deus quem conduziu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Por isso, a nossa gratidão a Deus e a permanente proteção de Maria, aqui nesse santuário, invocada com título de Nossa Senhora da Penha”, disse o arcebispo.
“Do alto desse monte da Penha, vislumbramos os horizontes de nossa missão. Na correspondência de viver a fé conforme o plano de Deus, somos chamados a nadar contra a corrente. Num mundo em que a vida é desrespeitada, explorada e dizimada, somos chamados a transformar os corações e a sociedade pelo anúncio do Evangelho”, pontuou o arcebispo.
Nas dependências do santuário, enquanto acontecia a celebração eucarística, o diácono Gilberto Lopes Inácio ministrava o Sacramento do Batismo para dezenas de crianças.

O Santuário da Penha é um referencial da fé, explicou o diácono Gilberto, muito feliz por desempenhar o ministério há seis meses,  num local onde a devoção a Maria é forte.

“O Santuário da Penha não é só uma referencia por estar construído num local privilegiado, mas uma referencia na fé. Visto de muitos lugares da cidade, ele remete a mãe de Deus. Reavivada nos corações dos fiéis, é uma expressão de fé do povo de Deus”, disse
Na conclusão da celebração, ao meio dia, Dom Orani rezou a Oração do Ângelus, abençoando os fiéis com a aspersão de água. Também abençoou o grupo das “damas” e dos “cavalheiros”, o atual e o novo, responsáveis pela elaboração da festa anual da padroeira.
Recordando a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha pelas instituições sociais da arquidiocese, realizada durante a semana, Dom Orani disse que além de agradecer pela JMJ, também pedia pelo sucesso do Ano da Caridade, em 2014, convocando a todos para viver a fé com boas obras, na promoção dos irmãos necessitados.


Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano Dom Orani JoãoTempesta
Redator Carlos Moioli
Imagens Carlos Moioli e Gustavo de Oliveira