quinta-feira, outubro 24, 2013

BATISMO- O NASCIMENTO DA GRAÇA


“Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28,19) 
A Santíssima Trindade está presente no batismo, e assim, o filho de Deus após ser batizado se transforma em templo da Trindade Santa.“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16,16)

Nosso Salvador afirma que sem batismo não há salvação, e que, este batismo é de suma importância para a fé. O batismo é a essência da fé que nasce junto com a impressão que o batismo traz, como se Deus marcasse seus filhos: és meu!
O BATISMO É O NASCIMENTO DA GRAÇA, UM SACRAMENTO QUE É ESSENCIAL PARA A SALVAÇÃO DE TODOS OS HOMENS. SOMOS BATIZADOS. BATIZADOS COM O FOGO DO ESPÍRITO SANTO. NASCIDOS DA ÁGUA DO ESPÍRITO. MARCADOS COM O SELO DO PAI. E LAVADOS PELO SANGUE DE CRISTO.


Desde as crianças também vão povos, gentes, pessoas, criaturas e filhos de Deus, essas crianças podem, devem e precisam ser batizadas. Segundo O Catecismo: “Por nascerem com uma natureza humana manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. 

A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tomar-se filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento.” 

Os pais não podem deixar a criança sem batismo porque são responsáveis pela fé e justiça que os filhos caminharão. O Catecismo afirma:
“Os pais cristãos hão de reconhecer que esta prática corresponde também à sua função de alimentar a vida que Deus confiou a eles.”
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.” (João 3,5)
Nosso Senhor consolida mais uma vez que, o batismo é a marca do cristão, o banho da graça para lavar os pecados e uma espécie de carimbo no passaporte para a salvação. Sem o batismo o caminho fica desconhecido e inerte. 

O Catecismo ressalta que: “A prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o século II. Mas é bem possível que desde o início da pregação apostólica, quando "casas" inteiras receberam o Batismo, também se tenha batizado as crianças.” 

Nosso Senhor Jesus Cristo disse para não impedir as crianças de irem a Ele:
“Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham”. Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará.” (Marcos 10, 13-15)

Mas, ninguém pode ir a Cristo sem batismo.
A Santa Igreja Católica recebe os filhos de Deus Pai desde crianças e não impede ninguém de ir até o encontro com A Santíssima Trindade no batismo.

O SACRAMENTO AUTENTICO
Nosso Senhor nos apresenta o verdadeiro batismo da fé cristã, no qual, toda a Trindade Santa está presente.
“Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo, ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.” (Lucas 3, 15-16)

O batismo de João, veio como o Anuncio Divino. E quando a Boa Nova chegou, se estabeleceu um batismo autêntico.

A água viva, o fogo abrasador, o Espírito Santo são sinais do batismo na Santíssima Trindade. 
“O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter, que consagra o batizado ao culto da religião cristã. Em razão do caráter, o Batismo não pode ser reiterado.” 

A impressão do batismo de Nosso Senhor fica clara ao se revelar que não muda seu caráter de sinal verdadeiro e que todo cristão têm esse direito.
 O batismo de João passou.
O BATISMO DE NOSSO SENHOR É ETERNO E ÚNICO.



----