sábado, outubro 05, 2013

“CÂNTICO DAS CRIATURAS”, DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão Sol, que clareia o dia e que, com a sua luz, nos ilumina. Ele é belo e radiante,
com grande esplendor; de Ti, Altíssimo, é a imagem. 
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e pelas estrelas, que no céu formaste, claras, preciosas e belas. 
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar e pelas nuvens, pelo sereno e por todo o tempo em que dás sustento às Tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, útil e humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual iluminas a noite. Ele é belo e alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra,
que nos sustenta e governa, produz frutos diversos,
flores e ervas. 
Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam pelo Teu amor e suportam as enfermidades e tribulações.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela nossa irmã, a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar. 
Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
Dai-Lhe graças e servi-O
com grande humildade!
No céu Francisco de Assis fulgura, cheio de glória e de luz, trazendo em seu corpo as chagas, sinais de Cristo e da Cruz.
Seguindo o Cristo na terra, pobre de Cristo se faz, na cruz com Cristo pregado, torna-se arauto da paz. 
Pelo martírio ansiando, tomou a cruz do Senhor: do que beijou no leproso contempla agora o esplendor. 
Despindo as vestes na praça, seu pai na terra esqueceu; reza melhor o Pai-nosso, junta tesouros no céu. 

Tendo de Cristo a pureza, mais do que o sol reluzia, e, como o sol à irmã lua, Clara em seu rastro atraía. 

Ao Pai e ao Espírito glória e ao que nasceu em Belém. Deus trino a todos conceda os dons da cruz:
 Paz e Bem.




----