domingo, outubro 06, 2013

ESPERAR, GUARDAR E AUMENTAR

A “FÉ” É A ADESÃO À PESSOA DE JESUS CRISTO E AO SEU PROJETO. POSSO DIZER, DE FATO, QUE É A “FÉ” QUE CONDUZ E QUE ANIMA A MINHA VIDA? JESUS É O EIXO CENTRAL À VOLTA DO QUAL SE CONSTRÓI A MINHA EXISTÊNCIA? É JESUS QUE MARCA O RITMO E A COR DAS MINHAS OPÇÕES E DOS MEUS PROJETOS?

Pedir a Jesus que lhes aumente a fé significa, portanto, pedir-Lhe que lhes aumente a coragem de optar pelo “Reino” e pela exigência que o “Reino” comporta; significa pedir que lhes dê a decisão para aderirem incondicionalmente à proposta de vida que Jesus lhes veio apresentar.

Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, convoca-o para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão; mas dá a entender que só o fará quando for o momento oportuno, de acordo com o seu projeto; ao homem, resta confiar e esperar pacientemente o “tempo de Deus”.

A segunda leitura convida os discípulos a renovar cada dia o seu compromisso com Jesus Cristo e com o “Reino”. De forma especial, o autor exorta os animadores cristãos a que conduzam com fortaleza, com equilíbrio e com amor as comunidades que lhes foram confiadas e a que defendam sempre a verdade do Evangelho.

EVANGELHO – LUCAS 17,5-10
Naquele tempo, os Apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé”.
O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia. 

Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele volta do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, até que eu tenha comido e bebido. 
Depois comerás e beberás tu. Terá de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’”. 

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
XXVII DOMINGO DO TC - C
De maneira abrupta, os discípulos fazem a Jesus um pedido vital: “Aumenta-nos a fé”. Em outra ocasião lhe haviam pedido: “Ensina-nos a orar”. 
À medida que Jesus lhes revela o projeto de Deus e a tarefa que quer lhes confiar, os discípulos sentem que, para corresponder ao seu chamado, não lhes basta a fé que vivem desde a infância. Precisam de uma fé mais robusta e vigorosa.
Passaram-se mais de 20 séculos. Ao longo da história, os seguidores de Jesus viveram anos de fidelidade ao Evangelho e horas obscuras de esquecimento. Tempos de fé robusta e também de crise e incerteza. 
Não precisamos pedir novamente ao Senhor que aumente nossa fé?
Senhor, aumenta-nos a fé. Ensina-nos que a fé não é em crer em algo, mas crer em Ti, Filho encarnado de Deus, para abrir-nos a Teu Espírito, deixar-nos alcançar por tua Palavra, aprender a viver segundo teu estilo de vida e seguir de perto teus passos. Só tu és quem “inicia e consuma nossa fé”.
Aumenta-nos a fé. Dá-nos uma fé centrada no essencial, purificada de aderências e acréscimos postiços, que nos afastam do núcleo de teu Evangelho. Ensina-nos a viver nestes tempos um fé fundada não em apoios externos, mas em tua presença viva em nossos corações e em nossas comunidades crentes.
Aumenta-nos a fé. Faze-nos viver uma relação mais vital contigo, sabendo que tu, nosso Mestre e Senhor, és o que temos de mais importante, mais valioso e mais atraente na Igreja. 
Dá-nos uma fé contagiosa que nos leve a uma fase nova de cristianismo, mais fiel ao teu Espírito e à tua trajetória.
Aumenta-nos a fé. Faze-nos viver identificados com teu projeto do reino de Deus, colaborando com realismo e convicção para tornar a vida mais humana, como o Pai a quer. Ajuda-nos a viver humildemente nossa fé com paixão por Deus e compaixão para com os que sofrem.
Aumenta-nos a fé. Ensina-nos a viver convertendo-nos a uma vida mais evangélica, sem resignar-nos a um cristianismo rebaixado, no qual o sal vai se tornando insosso e a Igreja vai perdendo estranhamente sua qualidade de fermento. 
Desperta entre nós a fé das testemunhas e dos profetas.
Aumenta-nos a fé. Não nos deixes cair num cristianismo sem cruz. Ensina-nos a descobrir que a fé não consiste em crer no Deus que nos convém, mas naquele que desperta nossa responsabilidade de amar. 
Ensina-nos a seguir-te carregando cada dia nossa cruz.
Aumenta-nos a fé.  Que te experimentemos ressuscitado no meio de nós, renovando nossa vida e animando nossas comunidades.
A fé brota do coração sincero que se detém para escutar a Deus. “A fé não esta em nossas afirmações ou em nossas dúvidas. Está além: no coração... que ninguém, exceto Deus, conhece”.

cf. O Caminho aberto por Jesus, José Antoni Pagola  , Ed Vozes , páginas 280-281


Colaboração Carlos Roberto Nogueira





----