terça-feira, outubro 15, 2013

MENSAGEM DO PÁROCO POR OCASIÃO DO SEU PRIMEIRO ANO JUNTO A MATRIZ DE SÃO CONRADO


“Senhor nosso Deus, que para governar o vosso povo vos servis do ministério dos sacerdotes, fazei-os perseverar no vosso serviço e, por seu ministério e sua vida, promover em Cristo a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Aos paroquianos da Matriz de São Conrado
14 de outubro de 2012 –14 de outubro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, agradeço o afeto e  o respeito, o acolhimento que tive assim que cheguei aqui. Sou mesmo grato a todos e a cada um que reza comigo, que celebra comigo e que constrói comigo o Reino de Deus. 
Missa em Ação de Graças pelo Aniversário de 1 ano como Pároco da Matriz de São Conrado

Inspiro-me na canção tão linda e popular para dizer obrigado: "Obrigado, Senhor, porque és meu amigo, porque sempre comigo tu estás a falar"

Sim, fala-me o Senhor por meio dos paroquianos de São Conrado, atentos e experientes, e sobretudo cientes que estamos aqui para continuar uma obra começada por Deus a quase um centenário.
"No perfume das flores, na harmonia das cores e no mar que murmura o teu Nome a rezar"
Sim, na beleza do nosso jardim, em um ano tantas vezes emprestou-nos sua beleza simples para celebrarmos as festas litúrgicas. 
Como é belo o jardim da nossa Matriz, também são belas as flores e os frutos que cada um de vocês apresentam e colocam sobre o altar de Deus a cada Domingo, Dia do Senhor. E o mar murmura, reza, do jeito dele, nas ondas, mas também na sua imensidão, mostrando-nos a infinitude do Amor de Deus. 

Ao olhar o horizonte, testemunhamos que o "futuro é a janela do presente".
"Te agradeço ainda porque na alegria ou na dor de cada dia eu posso te encontrar"

Sim, temos nossas cruzes, a cruz de todos os dias, o ordinário, o comum, a vida ... e "quando a dor me consome", murmuramos o teu Nome e mesmo sofrendo , e mesmo com desafios: cantamos! Rezamos!
"Escondido tu estás no verde das florestas", nossa Mata Atlântica.
"Nas aves em festa", o canto de todos os pássaros que nos visitam já pelo amanhecer e até o anoitecer.
"Na sombra amiga", da Pedra da Gávea, mesmo sendo  majestosa e grandiosa, é humilde e faz deitar sobre São Conrado a sobra que nos dá frescor e repouso.
"Na brisa amiga", mas também no sudoeste, as vezes entrando pelas portas da Matriz como entrou o sopro de Deus no Pentecostes.

"Na fonte que corre", as águas que brotam de Pedra Bonita e Vila Canoas, trazendo-nos a imagem tão viva de que Jesus é a água que jorra para a vida eterna.
Muito obrigado!
Deus vos abençoe!
Por muitos e muitos anos"!
"Ó Deus, que os vossos sacerdotes e fiéis encontrem a vida nesta Eucaristia que oferecemos e recebemos, para que unidos a vós por um amor eterno, possam vos servir dignamente."

Por fim, obrigado a todos os párocos que por aqui passaram que me possibilitaram a graça de encontrar uma comunidade de peregrinos, um trabalho já plantado e que já colhemos frutos.
Carinhosamente

Padre Marcos Belizário Ferreira
Pároco da Matriz de São Conrado, Rio de Janeiro