segunda-feira, outubro 14, 2013

"O OLHAR DE MARIA DIZ MAIS QUE AS PALAVRAS" Papa Francisco aos Santuários do mundo.


Milhares de fiéis estiveram em Roma neste fim de semana, 12 e 13 de Outubro e participaram da missa pela Jornada Mariana na Praça São Pedro. O Papa Francisco presidiu a cerimônia, promovida por ocasião do Ano da Fé e com ele, concelebraram mais de mil sacerdotes. 

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima chegou pela manhã no Vaticano. O Papa Emérito Bento XVI foi o primeiro a rezar diante dela. Por determinação do Papa Francisco, somente depois da passagem pelo mosteiro Mater Ecclesia, residência de Joseph Ratzinger, a imagem foi levada à Casa Santa Marta. A Imagem trouxe na coroa de Nossa Senhora a bala que feriu o Papa João Paulo no dia 13 de maio de 1981.
Para quem olha a Virgem Maria? Olha para todos nós, cada um de nós. E como é que nos olha? Olha-nos como Mãe, com ternura, com misericórdia, com amor. Assim olhou para o filho Jesus, em todos os momentos da sua vida, gozosos, luminosos, dolorosos, gloriosos, como contemplamos nos Mistérios do Santo Rosário, simplesmente com amor.

Quando estamos cansados, desanimados, oprimidos pelos problemas, olhemos para Maria, sintamos o seu olhar que diz ao nosso coração: "Coragem, filho, estou aqui Eu que te sustento!"  Nossa Senhora conhece-nos bem, é mãe, sabe bem quais são as nossas alegrias e as nossas dificuldades, as nossas esperanças e as nossas desilusões. Quando sentimos o peso das nossas fraquezas, dos nossos pecados, olhemos para Maria, que diz ao nosso coração:
"LEVANTA-TE, VAI TER COM MEU FILHO JESUS, N’ELE ENCONTRARÁS BOM ACOLHIMENTO, MISERICÓRDIA E NOVA FORÇA PARA CONTINUARES O CAMINHO".

O olhar de Maria não se volta só para nós. Aos pés da cruz, quando Jesus lhe confia o apóstolo João e, com ele, todos nós, dizendo: "Senhora, eis o teu filho" (Jo 19, 26), o olhar de Maria está fixo em Jesus. E Maria diz-nos, como nas bodas de Caná: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2, 5). Maria aponta para Jesus, convida-nos a dar testemunho de Jesus, guia-nos sempre para o seu Filho Jesus, porque só n'Ele há salvação, só Ele pode transformar a água da solidão, da dificuldade, do pecado, no vinho do encontro, da alegria, do perdão. Só Ele.

"Bem-aventurada és Tu, porque acreditaste". Maria é bem-aventurada pela sua fé em Deus, pela sua fé, porque o olhar do seu coração sempre esteve fixo em Deus, no Filho de Deus que trouxe no seu ventre e contemplou na Cruz. 
Na Adoração do Santíssimo Sacramento, Maria diz-nos: "Olha para o meu Filho Jesus, mantém o olhar fixo n’Ele, escuta-O, fala com Ele. Ele te olha com amor. Não tenhas medo! Ele ensinar-te-á a segui-Lo para dares testemunho d’Ele nas grandes e pequenas ações da tua vida, nas relações familiares, no teu trabalho, nos momentos de festa; ensinar-te-á a saíres de ti mesmo, de ti mesma, para olhares para os outros com amor, como Aquele que te amou e te ama, não com palavras, mas com obras".
No final da missa presidida na Praça São Pedro, o Papa fez o “Ato de Consagração” do mundo à Beata Virgem Maria de Fátima. A Imagem venerada na Capelinha das Aparições esteve pela terceira vez no Vaticano e retornou a Portugal logo após a missa. 
Papa Francisco repetiu o gesto realizado por João Paulo II em 13 de maio de 1982, ou seja, a um ano do atentado sofrido na Praça São Pedro. 
“Ato de Consagração”
 “Beata Maria Virgem de Fátima, com renovada gratidão pela tua presença materna unimos a nossa voz àquela de todas as gerações que te chamam beata.

Celebramos em ti as grandes obras de Deus, que jamais se cansa de prostrar-se com misericórdia  sobre a humanidade, afligida pelo mal e ferida pelo pecado, para curá-la e para salvá-la.

 Acolhe com benevolência de Mãe O ato de consagração que hoje fazemos com confiança, diante desta tua imagem tão querida a nós. Estamos certos de que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada é a ti estranho de tudo aquilo que habita em nossos corações.
  Nos deixamos alcançar pelo teu dulcíssimo olhar e recebemos o afago consolador do teu sorriso.
Protege a nossa vida entre os teus braços: abençoa e reforça todo desejo de bem; reaviva e alimenta a fé; ampara e ilumina a esperança; suscita e anima a caridade; guia todos nós no caminho da santidade. 

 Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção. Pelos pequenos e pelos pobres, pelos excluídos e os sofredores, pelos pecadores e os dispersos de coração: reúne todos sob tua proteção e os entrega ao teu Filho amado, o Senhor nosso Jesus. Amém. 

Na América Latina, receberam a mensagem o Santuário Nacional de Aparecida no Brasil, e Luján na Argentina. Na Europa: Lourdes na França, Czestochowa, na Polônia, e Banneux na Bélgica. Enfim, Nazaré em Israel, Nairóbi no Quênia, Akita no Japão, Vailankanny na Índia e Washington.

Cidade do Vaticano (RV) 





---