sábado, novembro 09, 2013

"1000 DIAS PARA AS OLIMPÍADAS RIO2016"


A missa foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã deste sábado, dia 9 de novembro, e concelebrada pelo Bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, pelo Reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar Raposo e pelos sacerdotes presentes.

A Sagrada Eucaristia contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Rio 2016, Carlos Nuzman, e do secretário estadual de Esportes, André Lazaroni, além de esportistas olímpicos e paralímpicos
Cruz Olímpica e Ícone da Paz
Para a cerimônia, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, trouxe dois símbolos criados pela Igreja Católica 
para celebrar as Olimpíadas de Londres em 2012, e que agora vão rodar pelo mundo a cada edição dos Jogos. 
Construída em 1999 a partir de 12 madeiras extraídas dos cinco continentes, a Cruz Olímpica simboliza a propagação da fé dos 12 apóstolos pelo mundo e a confraternização dos povos.

Já o Ícone da Paz representa o trabalho que a organização Pax Christi Internacional realiza em prol da paz e reconciliação no Oriente Médio. Antes das Olimpíadas de 2016, os dois símbolos da Igreja também vão percorrer as cidades brasileiras onde haverá jogos da Copa do Mundo de 2014. 
Em 2016 a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro ficará conhecida como a Capital do Mundo dos Esportes.
“Queremos que sejam dias de paz. O esporte deve ser algo que nos ajude a viver a reconciliação entre os povos, e nós colocamos essa intenção aos pés do Cristo Redentor. Os símbolos de paz e reconciliação, que percorreram a Inglaterra na preparação para o evento, vão nos ajudar a viver a tradição olímpica dos 100 dias de paz, que são 50 dias antes das olimpíadas e 50 dias após as paralimpíadas”, disse Dom Orani.

Ao final da missa, já com o nevoeiro dissipando-se, e a cidade maravilhosa surgindo ao fundo, o presidente do COB, Carlos Alberto Nuzman, lembrou da "Trégua Olímpica", que há séculos reservava 50 dias de paz antes dos Jogos e outros 50 depois após o evento. 
Segundo ele, o Rio quer manter a tradição:— O esporte e a paz estão unidos desde o século IX A.C.. E é dentro desse espírito que queremos que todos persigam a paz durante os Jogos — afirmou Nuzman.
No entanto, questionado se as recentes manifestações que contestam a realização de grandes eventos no Brasil merecem uma oração especial, o presidente do COB declarou:— Toda a manifestação é legítima, desde que haja paz e o movimento seja pacífico.

Nesta sexta-feira, foi comemorada, antecipadamente, a marca de mil dias para os Jogos Olímpicos. A ocasião foi marcada por dois eventos: a primeira detonação para a abertura do túnel da via expressa Transolímpica e a inauguração do mirante do Parque Olímpico.

Além do prefeito, participaram o atual governador, o ministro do Esporte, Luís Fernandes, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Após a inauguração do mirante, o ministro afirmou que os dois eventos marcam o nascimento da Cidade Olímpica.

No dia 5 de agosto de 2016, o Rio receberá o maior evento esportivo do planeta, os XXXI Jogos Olímpicos de verão da era moderna.
  Atletas do mundo inteiro estarão na cidade para um conjunto de competições em diversas modalidades esportivas. Logo após, os Jogos Paralímpicos reúnem diversos atletas portadores de necessidades especiais, que disputarão competições esportivas. Serão dias de muita alegria, confraternização e respeito entre os povos.
Em vista desses grandes eventos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, por meio da Pastoral do Esporte, traz ao povo carioca um projeto desenvolvido inicialmente para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e que foi oficialmente repassado ao Rio de Janeiro. O projeto “100 Dias de Paz”, que engloba diversas atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tem a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, levando os valores cristãos católicos ao esporte.
O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, tem estado à frente de diversas reuniões, envolvendo diversas esferas da sociedade, com representantes dos governos Municipal, Estadual, Federal, e outras diversas organizações ligadas ao esporte, gerando troca de ideias e ações até mesmo em nível internacional, contando com o apoio dos setores de esportes do Vaticano e outras organizações internacionais.

Arquidiocese de
São Sebastião do Rio de Janeiro