domingo, novembro 24, 2013

CRISTO REI - "LEMBRA-TE DE MIM"

E A LITURGIA DESTE ÚLTIMO DOMINGO DO ANO LITÚRGICO, CONVIDA-NOS A TOMAR CONSCIÊNCIA DA REALEZA DE JESUS E DEIXA-NOS CLARO, QUE ESSA REALEZA NÃO PODE SER ENTENDIDA À MANEIRA DOS REIS DESTE MUNDO: É UMA REALEZA QUE SE EXERCE NO AMOR, NO SERVIÇO, NO PERDÃO, NO DOM DA VIDA.

Jesus é o Rei que apresenta aos homens uma proposta de salvação e que, da cruz, oferece a vida. O “estar hoje no paraíso” não expressa um dado cronológico, mas indica que a salvação definitiva (o “Reino”) começa a fazer-se realidade a partir da cruz. Na cruz manifesta-se plenamente a realeza de Jesus que é perdão, renovação do homem, vida plena; e essa realeza abarca todos os homens – mesmo os condenados – que acolhem a salvação.
EVANGELHO – Lc 23,35-43

Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: "Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido". Também os soldados caçoavam d’Ele; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: "Se és o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo". Por cima d’Ele havia um letreiro: "Este é o Rei dos judeus". Um dos malfeitores crucificados insultava-O, dizendo: "Não és Tu o Cristo? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também".  Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: "Não temes a Deus, tu que sofres o mesmo condenação? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más ações. Mas Ele nada praticou de condenável". E acrescentou: "Jesus, lembra-Te de Mim, quando entrares no teu reinado". Jesus respondeu-lhe: "Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso".
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
CRISTO REI DO UNIVERSO
“Jesus, lembra-te de mim quando chegares ao teu reino”. É outro delinquente, que reconhece a inocência de Jesus, confessa sua culpa e, cheio de confiança no perdão de Deus, só pede a Jesus que se lembre dele. Jesus lhe responde imediatamente: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Agora estão os dois agonizando, unidos no desamparo e na impotência. Mas hoje mesmo estarão os dois juntos desfrutando a vida do Pai.
O que seria de nós, se o Enviado de Deus buscasse sua própria salvação escapando dessa cruz que o une para sempre a todos os crucificados da história? 
Como poderíamos crer num Deus que nos deixasse mergulhados em nosso pecado e em nossa impotência diante da morte?
Nós cristãos atribuímos ao crucificado diversos nomes: “redentor”. “salvador”, “rei”. “libertador”. Podemos aproximar-nos dele agradecidos. Ele nos resgatou da perdição. Podemos contemplá-lo comovidos: ninguém nos amou assim. Podemos abraçá-lo para encontrar no meio de nossos sofrimentos e dores.
Ao olhar para o Crucificado deveríamos recordar instintivamente a dor e a humilhação de tantas vítimas desconhecidas que, ao longo da história, sofreram, sofrem e sofrerão, esquecidas por quase todos. Será uma zombaria beijar o Crucificado, invocá-lo ou adorá-lo enquanto vivemos indiferentes a todo sofrimento que não seja o nosso.
O relato da crucificação nos lembra a nós, seguidores de Jesus, que seu reino não é de glória e de poder, mas de serviço, amor e entrega total para resgatar o ser humano do mal, do pecado e da morte.
Habituados a proclamar a “Vitória da Cruz”, corremos o risco de esquecer que o Crucificado nada tem a ver com o falso triunfalismo que esvazia de conteúdo o gesto mais sublime de serviço humilde de Deus às sua criaturas. A cruz não é uma espécie de troféu que mostramos aos outros com orgulho, mas o símbolo de Amor crucificado de Deus, que nos convida a seguir seu exemplo.
Cantamos, adoramos e beijamos a cruz de Cristo porque, nos mais profundo de nosso ser sentimos a necessidade de dar graças a Deus por seu amor insondável, mas sem esquecer que a primeira coisa que Jesus nos pede insistentemente não é beijar a cruz, mas carregá-la. 
E isto consiste simplesmente em seguir seus passos de maneira responsável e comprometida, sabendo que esse caminho nos levará, mais cedo ou mais tarde, a compartilhar seu destino doloroso.

Não nos é permitido aproximar-nos do mistério da cruz de maneira passiva, sem intenção alguma de carregá-la. 
Por isso, precisamos tomar muito cuidado com certas celebrações que podem criar em torno da cruz uma atmosfera atraente, mas perigosa, se nos distraírem do seguimento fiel ao Crucificado, levando-nos a viver a ilusão de um cristianismo sem cruz. 

É precisamente ao beijar a cruz que precisamos escutar o chamado de Jesus: “Se alguém vier atrás de mim, carregue  sua cruz e me siga.”
 Para nós, seguidores de Jesus, reivindicar a cruz é aproximar-nos prestativamente dos crucificados, introduzir justiça onde se abusa dos indefesos.
Reclamar compaixão onde só existe indiferença diante dos que sofrem. 
Isto nos trará conflitos, rejeição e sofrimento. Será nossa maneira humilde de carregar a cruz de Cristo.
Não precisamos todos rever qual é nossa verdadeira atitude diante do Crucificado? Não precisamos aproximar-nos dele de maneira mais responsável e comprometida?

 Imagens José Ribeiro e Paula Brasil



---