quinta-feira, novembro 07, 2013

EVANGELIZAÇÃO NA ERA DIGITAL por Dom Fernando Arêas Rifan


Estou em Recife PE, participando de um Curso de Comunicação para os Bispos da Igreja no Brasil, promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, com o tema “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”, coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e sediado na Arquidiocese de Olinda e Recife.

O objetivo do curso é uma reflexão e um debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da evangelização da Igreja no Brasil no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. Inclui laboratórios onde temos a oportunidade de manipular e conhecer as técnicas e linguagens da televisão e oratória, produção do jornal impresso e online, programas de rádios, internet e mídias sociais.

Entre as muitas palestras, ressalto a de Dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, sobre “Comunicação e evangelização na era digital”. O prof. Moisés Sbardelotto, doutorando em Ciências da Comunicação, falou sobre “Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais”. 

O Pe. Antônio Spadaro, SJ, diretor da revista Civiltà Catolica, aquele que fez a longa entrevista com o Papa Francisco, nos falará sobre “Ciberteologia: evangelização e espiritualidade para a comunicação em rede”.
Dom Cláudio Maria Celli tem ainda uma interessante conferência sobre “Discípulos missionários na era da cultura digital: perspectivas e ações para a evangelização”. 

Por isso, o curso compreende também exercícios práticos, onde aprendemos a utilizar as principais ferramentas de comunicação das “redes sociais digitais”, comosites, blog, MSN, Skype, twetter, facebook, entre outros.
Falando sobre os “mass media”, Paulo VI  já dizia: “ A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela ‘proclama sobre os telhados’, (Mt 10,27) a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões” (Evangelii nuntiandi, 45).

A mensagem preparada pelo Papa Bento XVI para o 47º dia mundial das comunicações sociais, ocorrido no dia 12 de maio de 2013, teve como tema: “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Nessa mensagem, Bento XVI ensina que “procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. 
Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital... Somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra”.

Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney


---