terça-feira, novembro 26, 2013

FESTA DE SÃO CONRADO E 3º DIA DO TRÍDUO EM HONRA A SÃO CONRADO

São Conrado é retratado como um bispo e na mão sustenta um cálice com uma aranha dentro. A história relata que, na Páscoa, durante a consagração e 
 imediatamente após a transubstanciação do pão e do vinho, uma aranha venenosa, que estava no teto caiu no cálice e nadou no vinho. São Conrado bebeu em reverência ao Santíssimo Sacramento e engoliu a aranha. Seu amor e fé o sustentou e mais tarde durante uma refeição a aranha apareceu ilesa em sua boca. Sua vida santa o fez ser distinguido pela profunda piedade e realizou muitas peregrinações à Jerusalém. Ele morreu em 26 de Novembro de 975 e foi sepultado em Constance. A canonização ocorreu em  1123. Suas relíquias estão mantidas em um santuário na Catedral de Constance na Alemanha.
FESTA DE SÃO CONRADO
26 de novembro de 2013
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
“Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura!” Os discípulos irão, portanto, dar seqüência ao que Jesus fez, ampliando o campo de ação - Jesus anuncia na Galiléia, e os discípulos deverão fazê-lo no Mundo inteiro e a toda criatura. 
O evangelho conclui afirmando que os discípulos saíram, segundo a ordem do Senhor, e anunciaram por toda parte.
 Portanto a grande tarefa da comunidade cristã é anunciar o que o Mestre anunciou: A boa notícia do mundo novo, inaugurado com Jesus.
 O anúncio provoca decisão: crer ou não crer. Também nesse aspecto encontramos ressonância nas palavras de Jesus: “creiam no Evangelho”. 
A pregação de Jesus leva as pessoas à resposta na fé; o anúncio dos discípulos tem como resultado provocar a fé que conduz à salvação: “QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”.
O texto nos fala de sinais que acompanharão os que acreditarem (isto é, todos os que forem aderindo a Jesus na fé). Os dois primeiros sinais (expulsar demônios em nome de Jesus e falar novas línguas), mostram que também a ação dos discípulos é libertadora e comunicadora do mundo novo. 
Com esse gesto, por força de sua palavra, Jesus vence e elimina tudo o que despersonaliza, oprime e marginaliza as pessoas, falando-lhes a nova linguagem da vida e liberdade. Assim deverão fazer os que tiverem fé em Jesus: libertar as pessoas de todo tipo de alienação.
O terceiro e quarto sinais (pegar serpentes ou beber veneno mortal) falam dos confrontos e conflitos suscitados pela fé. Quem anuncia o projeto de Deus sofre oposições imprevistas e veladas (serpentes) ou evidentes e abertas (tentativa de matar os discípulos por envenenamento). Com Jesus foi assim, teve sua morte decretada. Com os discípulos não será diferente. Contudo, o Pai não permitiu que a morte de Jesus tivesse a última palavra. Assim também, ele agirá em favor dos fiéis.
O quinto sinal (impor as mãos sobre os doentes, curando-os) à semelhança do primeiro e do segundo sinal, põe os discípulos em estreita comunhão com a prática de Jesus, que optou pelos sofredores, curando-os.
 Recitação do Rosário de Nossa Senhora no 3º dia do
 Tríduo em Honra a São Conrado
Condomínio Village São Conrado. 25/11/2013
Padre Marcos Belizário Ferreira 
“JESUS QUE INSTITUIU A EUCARISTIA, E SÃO CONRADO QUE FOI UM BISPO, E COMO UM BISPO NO SEU MINISTÉRIO SACERDOTAL, TRAZIA PARA SEUS FIÉIS JESUS EUCARÍSTICO. PEDIMOS A DEUS: QUE MAIS DO QUE IR A MISSA, OU IR A IGREJA, QUE A MISSA E A EUCARISTIA POSSA VIR ATÉ NÓS, E QUE NÓS POSSAMOS SER A IGREJA ONDE VIVE A EUCARISTIA E ONDE É VIVO JESUS EUCARÍSTICO”.

Primeiro Mistério Luminoso “O Batismo de Jesus na águas do Rio Jordão”
Estando nós todos reunidos, diante da imagem de São Conrado e tendo por detrás da imagem a piscina do parque aquático do condomínio Village, ela nos inspirou a pensar
na nossa vida de batizados, e pedimos a Deus, a semelhança de São Conrado e a semelhança de Jesus, para que sejamos também discípulos e discípulas, missionários e missionárias, anunciadores da Boa Nova de Jesus e que todos possam através das nossas orações atingir essa maturidade de discipulado e assim rezamos pelos irmãos batizados, afastados da fé.

Segundo Mistério Luminoso “Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná”
No Milagre de Jesus e a Transformação da Água em Vinho,  pedimos a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, e pesando na vida de São Conrado, ele como bispo e pastor, quantas vezes com certeza transformou a água do coração de tantos fiéis em vinho bom e novo. Quantas vezes ele ajudou a encher as talhas vazias. Temos as nossas esperanças. Trazemos porém a nossas duvidas, nossas incertezas, e pedimos a Deus neste mistério que nos ajude a transbordar os nossos corações: de Jesus sempre bom e sempre novo.
Terceiro Mistério Luminoso “Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão”
Pensamos em Jesus missionário, é o Reino de Deus anunciado, Ele é o próprio Reino. No Evangelho de Marcos, ouvimos: convertei- vos e crede no Evangelho o Reino de Deus está bem perto de nós e é Ele mesmo: Jesus. 
Pedimos a semelhança de São Conrado, que nós também possamos viver como peregrinos e missionários de Jesus, missionários de Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  Vivendo o Evangelho do dia de hoje da Festa de São Conrado “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a todas as pessoas a Boa Nova”, pedimos a mesma coragem  e maturidade, para que possamos vivenciar e experimentar Deus em nós, Deus conosco. A um mês do Natal  pedimos a Nosso Senhor que concedesse a todas famílias do Village e de São Conrado um Natal abençoado cheio da graça de Deus. 

Quarto Mistério Luminoso “A Transfiguração de Jesus”
Contemplamos a Transfiguração. 
 Bonito olhar a montanha, a Mata Atlântica iluminada pela luz da própria cidade. Jesus sobe propositalmente ao Tabor naquele momento, e estando nós naquele parque aquático o mesmo  transformou-se em um pequena capela de oração, para que pudéssemos também subir e como que
  transfigurados, buscarmos uma transfiguração de alma de coração, iluminados sempre pelo poder de Deus, pelo Espírito Santo que nos move. Transfigurados, até podemos dizer ao Senhor, que vamos montar aqui uma tenda, para nós  permanecermos ali, um ambiente tão agradável, bonito, com uma paisagem tão significativa. Rezamos a Deus que nos desse a coragem para descermos o Tabor e enfrentarmos o dia a dia, e jamais negar a nossa vida comum, ordinária com seus percalços e dificuldades. Nossas orações foram também por aqueles que nos olhavam pela janela ou das varandas, vendo aquele fogo luminoso das velas e da imagem de São Conrado, tão branca, tão límpida, lembrando Jesus, e diz o evangelista,  que sua veste é tão branca e tão límpida que nenhuma lavadeira poderia alvejar. 

Quinto Mistério Luminoso “Instituição da Eucaristia”
Jesus que instituiu a Eucaristia, e São Conrado que foi um Bispo, e como um bispo no seu ministério sacerdotal, trazia para seus fiéis Jesus Eucarístico, pedimos a Deus: mais do que ir a missa ou ir a igreja, que a Missa e a Eucaristia possa vir até nós e que nós possamos ser a Igreja onde vive a Eucaristia e onde é vivo Jesus Eucarístico. Que nós pudéssemos ser uma parte da celebração, ou quem sabe toda a celebração em nosso coração e em nossa alma, pudéssemos ser o Lava - pés, pudéssemos ser também a mesa do altar onde o Senhor sacramentalmente presente, nos promete “QUEM COME DO MEU CORPO E QUEM BEBE DO MEU SANGUE, PERMANECE EM MIM E EU NELE”. Jesus em nós, nos faz viver e experimentá-lo cada vez mais e com mais força e ardor e assim, sermos um Altar vivo para todos os irmãos e irmãs. 
Por intercessão da Virgem Maria concluímos o Rosário, saudando a Mãe de Deus com uma ‘Salve Rainha’ e a bênção final para todo o condomínio do Village São Conrado no terceiro dia do Tríduo em honra do padroeiro. Amém. Padre Marcos Belizário Ferreira


---