terça-feira, janeiro 14, 2014

PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA – BENÇÃOS DA IGREJA DE SAINT GERVAIS - ST PROTAIS - PARIS - FRANÇA

Consagração Eucarística -Padre Marcos Belizário na
Igreja de Saint-Gervais – Paris – França – 12/01/2014

Dedicada a Gervásio e Protásio, a igreja era antigamente a sede da irmandade poderosa de comerciantes de vinho. Ela assumiu a sua aparência atual, no século 16. A sua fachada foi concluída muito mais tarde, aproximadamente em 1620.
Igreja St-Gervais-et-St-Protais de Paris abrigava uma 
das dinastias mais famosas de músicos franceses, o Couperin família, por mais de dois séculos, começando em 1653.

A Igreja de Saint-Gervais foi construída sobre as fundações do primeiro edifício conhecido na margem direita, em Paris, cuja existência remonta ao século IV, é assim a mais antiga paróquia na Margem Direita.


CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS
O Símbolo de Paris celebrou em 2013 seus 850 anos, a construção da Catedral Gótica dedicada à Virgem Maria. 
Erguida para simbolizar a força da Igreja e o poder dos Reis, levou 180 anos para ser construída, de 1.163 até o ano de 1.345.
A Catedral esta localizada na Île de la Cité, uma pequena Ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena. Sua Praça (Parvis) já foi palco de de grandes manifestações, coroação de Reis e também a Beatificação de Santa Joana D'Arc, que tem sua estátua no interior da Catedral. Notre-Dame foi restaurada diversas vezes em seus oito séculos de existência
O TAPETE MONUMENTAL DO CORO DA 
CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS
O tapete, associado a solenidades litúrgicas celebradas em alguns dos principais momentos da história da França foi tecido de 1825 a 1833, o tapete de 25 por oito metros, com duas toneladas, foi oferecido à catedral em 1841 pelo rei Luís Filipe, por ocasião do batismo do seu neto.
PARAMENTOS LITÚRGICOS
Paramentos Litúrgicos oferecidos à Igreja de Notre Dame no século XIX pelos reis Carlos X e Luís
Filipe, bem como pelo imperador Napoleão III.

IGREJA SAINT-SULPICE
A Igreja de São Sulpício localiza-se na praça de São Sulpício, em Paris na França.
 Edifício histórico, constitui-se na segunda igreja mais alta da cidade. Consagrada a São Sulpício, o "Piedoso"
Uma das particularidades desta igreja é o seu gnômon, uma coluna que marca a hora do dia projetando a sua sombra no solo.
 Languet de Gercy (o sacerdote de São Sulpício) precisava de um sistema para controlar os equinócios e poder predizer qual era a data da Páscoa, e encarregou dessa tarefa o astrônomo e relojoeiro inglês Henry Sully. 
 Este, por sua vez, construiu uma linha de latão no chão, paralela aos meridianos da Terra, que se estende até um obelisco de mármore na parede (com data de 1743) e se ergue onze metros acima do chão junto à parede.
 Ao mesmo tempo, foi instalado junto a uma janela, um sistema de lentes; assim, ao meio-dia do solstício de Inverno (21 de dezembro), a luz do sol passa pela janela incidindo sobre a linha de latão até ao obelisco, e nos equinócios (21 de março e 21 de dezembro), ao meio-dia, a luz bate em um prato oval de cobre diante do altar. Devido a essas características, por servirem para realizar medições científicas, a igreja foi salva de ter sido destruída à época da Revolução Francesa.

EGLESIA SAINT-GERMAIN-DES-PRÉS
É a igreja mais antiga de Paris, construída no ano de 542 como uma basílica para abrigar relíquias religiosas.
Ela logo se tornou uma poderosa abadia beneditina, reconstruída no século XI, mas foi devastada quatro vezes em 40 anos pelos normandos, com um grande incêndio em 1794, mas durante o século XIX foram realizados trabalhos de restauração, mantendo-se atualmente em bom estado.
O interior da igreja é uma mistura de estilos arquitetônicos, com colunas de mármore do século VI, uma abóbada gótica e arcos românicos. Tem três naves e transepto, o headwall foi alterado no século XVII. A parte mais interessante é o coro com ambulatório, mantendo algumas peças originais do século XII. Saint-Germain-des-Prés também abriga túmulos de pessoas famosas, como o rei polonês John Casimir e de Descartes.

CHAPELLE DE SAINT-VINCENT, LAZARISTES DE PARIS, FRANCE.
Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres, Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. 
Sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus. Existem diversas biografias suas, mas sabemos que nenhuma delas conseguirá descrever com total fidelidade o amor que tinha por seu irmãos necessitados.
 Foi um pai dos Pobres e um reformador do cleroBasta dizer que as Conferências Vicentinas, fundadas por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros, em 23 de abril de 1833, foram inspiradas por ele. Espalhadas no mundo inteiro, vivem permanentemente de seus exemplos e ensinamentos.
São Vicente de Paulo morreu em 27 de setembro de 1660, pouco antes das quatro da manhã, hora que levantava para servir a Deus e aos pobres. Em 1712, 52 anos mais tarde, seu corpo foi exumado pelo Arcebispo de Paris, dois bispos, dois promotores da fé, um doutor, um cirurgião e um número de sacerdotes de sua ordem, incluindo o Superior Geral Fr. Bonnet. Quando abriram a tumba, ele estava igual que quando foi sepultado. Somente nos olhos e nariz se via algo de deterioração. Contaram 18 dentes. Seu corpo não havia sido movido e se via que estava inteiro. Não se sentia nenhum cheiro e os doutores testificaram que o corpo não havia podido ser preservado por tanto tempo por meios naturais.
Seu corpo encontra-se no altar da Capela dos Padres da congregação da Missão (padres Lazarista), em Paris. O esqueleto conservado tem o rosto e as mãos recobertos de cera para preservá-los da característica de negridão do tecido externo. O coração foi retirado e encontra-se, atualmente na Capela das Filhas da Caridade.
 O corpo está vestido em hábitos sacerdotais, e em suas mãos está uma cruz, acredita-se que é a mesma usada pelo Santo quando assistiu o rei Luís XIII em sua morte.

Imagens: Marcos Belizário Ferreira
Fonte: Pastoral da Cultura, pt.wikipedia.org


--