sábado, janeiro 25, 2014

CONVERSÃO DO APOSTOLO PAULO E ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO


A leitura dos Atos dos Apóstolos, no capítulo nove, começa nos dizendo que Paulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.
Ele não conhecia Jesus, por isso tinha preconceito, rejeição e até ódio àquilo que Cristo fazia e aos seguidores d’Ele. Os seguidores de Jesus estão representados, aí, formando a Igreja; a Igreja é o próprio Jesus no meio da humanidade. Paulo, um bom judeu como era, fariseu de excelente formação religiosa, não tinha nenhum respeito pelos seguidores de Jesus; o que ele tinha era ”ódio” para com os seguidores de Jesus.

Até o próprio dia em que o Senhor se manifestou a Saulo e, lá no fundo da sua alma, foi lançada aquela grande questão, que foi decisiva para a conversão do apóstolo: ”Saulo, Saulo, por que me persegues?”.

De perseguidor que era, poucos instantes antes, passava a servo fiel, pronto para obedecer aos mandatos do Divino Perseguido. Quanta glória para o Crucificado! Por um simples toque de Sua graça, transformara em Seu Apóstolo um dos mais ferventes discípulos daqueles que haviam sido seus principais contendores, durante sua vida pública.
"COMBATI O BOM COMBATE"
Paulo deixa a sua monumental obra apostólica, fundamentada na caridade que consumira sua vida, continuava viva e produziria ao longo dos tempos abundantes frutos para a Igreja. Até o último alento, sua vida não fora senão uma grande luta. Luta de entusiasmo e de entrega, de desprendimento e de heroísmo; luta para levar o Evangelho a todos, confiando sempre na benevolência de Cristo.

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CELEBRA FESTA DO PADROEIRO
Aniversário de 460 anos da cidade
Com Missa celebrada na manhã deste sábado, 25, a Arquidiocese de São Paulo celebrou a festa do seu padroeiro, o apóstolo Paulo, e os 460 anos da capital paulista.

A Catedral da Sé estava repleta de leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas, representantes de diversas Igrejas Cristãs, de outras religiões e autoridades políticas, que acompanharam a Missa da Solenidade da Conversão de Paulo Apóstolo. A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e concelebrada pelo clero presente.

“São Paulo nos inspira, como generoso missionário do Evangelho de Cristo, que se entregou de corpo e alma à missão, não temendo enfrentar desconforto, cansaços, perseguições, calúnias, prisões e o próprio martírio. “Tudo faço pelo Evangelho”. Anunciar o Evangelho não era para ele uma obrigação pesada, uma imposição, mas uma necessidade interior, uma sede de compartilhar a sua experiência de fé: “ai de mim, se
eu não evangelizar!”
Nossa Igreja em São Paulo precisa aprender muito com ele; olhemos para ele, e sejamos sempre mais uma Igreja que testemunha de Jesus Cristo e do seu Evangelho nesta
Cidade imensa. 
Neste ano, especialmente, como nos propusemos no Plano de Pastoral, aprendamos dele a levar os outros a Cristo e a ajudá-los na “iniciação à vida cristã”, para viverem a “alegria do Evangelho” (Papa Francisco, Evangelii gaudium).
Faço-lhes votos de boa festa do Padroeiro! O apóstolo São Paulo interceda por nós!
Deus nos abençoe e assista sempre!”
“A graça do Senhor Jesus esteja convosco! Amo-vos a todos em Cristo Jesus” (1Cor 16,23-24).
Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo 

PIRATININGA VIROU SÃO PAULO: O COLÉGIO É HOJE UMA METRÓPOLE
Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, Eles construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.
Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um núcleo intelectual e político do país. Mas apenas se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX.
No início dos anos 1930, a elite do Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal. 
O resultado foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou no dia 9 de julho (hoje feriado estadual). Os combates duraram três semanas e São Paulo saiu derrotado. O Estado ficou isolado no cenário político, mas não evitou o florescimento de instituições educacionais. Em 1935 foi criada a Universidade de São Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropólogo francês Lévi-Strauss.

Na década de 1970, o setor de serviços ganhou maior destaque na economia paulistana. As indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Hoje, a capital paulista é o centro financeiro da América Latina.

www.cnbb.org.br
www.ssvpbrasil.org.br
www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
www.cidadedesaopaulo.com
www.sampa.art.br
www.arautos.org
pt.wikipedia.org

--