sexta-feira, fevereiro 28, 2014

"NA MISSA SEM RELÓGIO" - Papa Francisco I


“Não se vai à missa com o relógio na mão, como se tivéssemos que contar os minutos ou assistir a uma representação. Vai-se para participar no mistério de Deus. 

E isto é válido também para quantos vêm a Santa Marta participar na missa celebrada pelo Papa, que – disse o Pontífice aos fiéis presentes na capela da sua residência, na manhã de 10 de fevereiro - não é um passeio turístico. Não! Vós vindes aqui e reunimo-nos para entrar no mistério. Esta é a liturgia”.
Para explicar o sentido deste encontro direto com o mistério, o Papa Francisco recordou que o Senhor falou ao seu povo não só com as palavras. “Os profetas – disse referiam as palavras do Senhor. Os profetas anunciavam.

 Acontece o mesmo também na Igreja”. Fá-lo através da sua Palavra recolhida no Evangelho e na Bíblia: fala-nos através da catequese,  da homilia. 
Quando celebramos a missa, não fazemos uma representação da Última Ceia. A missa “não é uma representação, é algo diverso. É precisamente a Última ceia; é exatamente viver outra vez a paixão e a morte redentora do Senhor. É uma teofania: o Senhor torna-se presente no altar para ser oferecido ao pai pela salvação do mundo”.

Em seguida, O Papa Francisco propôs, como muitas vezes costuma fazer, um comportamento comum aos irmãos: “Nós ouvimos ou dizemos: “mas, agora eu não posso, tenho que ir à missa, tenho que ouvir missa”. 

A missa não se ouve, nela participa-se. E participa-se nesta teofania, neste mistério da presença do Senhor entre nós”. 
Depois, o Papa referiu como comportamento bastante comum entre os cristãos: “Quantas vezes – observou – contamos os minutos … “tenho só meia hora, tenho que  ir à missa..” 

Esta “não é atitude que a liturgia nos pede: a liturgia é tempo de Deus e espaço de Deus, e nós devemos estar ali no tempo de Deus, no espaço de Deus e não olhar para o relógio. 

A liturgia é precisamente entrar no mistério de Deus; deixar-se levar ao mistério e estar no mistério”.

L' Osservatore Romano

---


---