quinta-feira, março 13, 2014

1 ANO COM FRANCISCO


Hoje (13), o papa Francisco completa um ano de pontificado e, neste aniversário, pediu - pela rede social Twitter,  que os fiéis rezem por ele. O papa está na cidade de Ariccia, próximo à Roma, onde realiza exercícios espirituais. "Rezai por mim", pediu Francisco na página do Twitter em português, em que tem mais de 900 mil seguidores.

Em 13 de março de 2013, o cardeal Jorge Mario Bergoglio é eleito Papa e escolhe o nome de Francisco.
Entre os fatos mais marcantes deste primeiro ano de Francisco estão a viagem à Ilha de Lampedusa, na Itália,  a criação do grupo de oito cardeais para propor reformas na Santa Sé, os apelos contra a guerra na Síria e a exortação Evangelii Gaudium, em que o papa falou de temas polêmicos como o aborto, o sacerdócio e a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

“A esperança é a mais humilde das três virtudes teologais, porque se esconde na vida. Contudo, ela nos transforma em profundidade.” (Santa Marta, 31 de outubro de 2013)
“A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada – a vocação ao amor – e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele.” (Lumen Fidei)
“Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação, é caminhar para a realização feliz de si mesmo.” (Encontro com os Voluntários da XXVIII JMJ, 28 de julho de 2013)
Outro destaque foi a visita do pontífice ao Brasil, na XXVIII Jornada Mundial de Juventude, no Rio de Janeiro. Ele foi à cidade de Aparecida, em São Paulo, e anunciou, durante a visita, que retornará à cidade em 2014, no terceiro centenário da aparição da imagem da Padroeira do Brasil.

"Creio que outro aspecto importante da vida do papa Francisco é a viagem que ele fez à ilha italiana de Lampedusa – uma das periferias geográficas e existenciais de nosso tempo. Ele fala muito da importância de ir à periferia e ir aos bairros mais sofridos das cidades, como ele o fez particularmente no período em que foi bispo auxiliar e arcebispo de Buenos Aires. 
A ilha acolhe milhares de imigrantes. Ele demonstrou seu carinho, seu apreço e sua dor pelos sofrimentos que padecem aquelas pessoas que saem de condições difíceis na busca de melhores condições de trabalho, sendo que muitas vezes falecem na viagem".

“Um coração no qual há muitas coisas que vão e voltam parece um mercado de bairro, onde se encontra de tudo. Exatamente por esta razão é necessária uma obra constante de discernimento; para compreender o que é verdadeiramente do Senhor.”(Santa Marta, 9 de janeiro de 2014)
“Não tenhais medo do compromisso, do sacrifício, e não olheis para o futuro com temor; mantende viva a esperança: há sempre uma luz no horizonte.” (Audiência geral, 1º de maio de 2013)
“O homem precisa de conhecimento, precisa de verdade, porque sem ela não se mantém de pé, não caminha. Sem verdade, a fé não salva, não torna seguros os nossos passos.” (Lumen Fidei)
Um dos pontos altos dos primeiros 12 meses de pontificado foi a Exortação Evangelii Gaudium, por Francisco ter mencionado diversos aspectos do Evangelho, enfatizando a alegria, que deve ser uma característica de todos os cristãos. 
A preocupação do papa em relação à guerra civil na Síria demonstra a sua preocupação pela paz e seu empenho em atenuar as consequências da guerra e o seu esforço e suas orações para que se encontre o mais cedo possível uma solução para o conflito.
Padre jesuíta e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) José Carlos Brandi Aleixo (RV) 





---