domingo, abril 27, 2014

"CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DO CRISMA" PRESIDIDA POR DOM PEDRO CUNHA CRUZ


Deste modo toda a Igreja cresce e se santifica, pois a pessoa torna-se sinal da presença e da ação do Espírito de Deus.
A pessoa que renasceu no Batismo é enriquecida com o DOM DO ESPÍRITO SANTO, e, marcada por esse sacramento, fica perfeitamente unida à Igreja e assume o compromisso de espalhar e defender a fé por palavras e atos, como testemunha de Cristo no mundo. Somos chamados, como cristãos crismados, a viver a vida de união e de comunhão na Igreja. 
“Deus é bom e sua misericórdia é eterna. Alegremo-nos nele e exultemos, pois nos convida, na Eucaristia, a superar o medo e acolher o Dom da Paz”
A LITURGIA DO 2º DOMINGO DA PÁSCOA NOS APRESENTA A COMUNIDADE DE HOMENS NOVOS QUE NASCE DA CRUZ E DA RESSURREIÇÃO DE JESUS: A IGREJA. 
A SUA MISSÃO CONSISTE EM REVELAR AOS HOMENS A VIDA NOVA QUE BROTA DA RESSURREIÇÃO.

 At 2,42, 44, 47
“Os que haviam se convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, 
na fração do pão e nas orações.” “...Todos os que haviam abraçado a fé viviam unidos e tinham tudo em comum.” “... Louvavam a Deus eram estimados por todo o povo. E cada dia, o Senhor acrescentava o seu numero mais pessoas que seriam salvas”.
Salmo 117 (118)
“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom! Eterna é a sua Misericórdia”.
 “A pedra que os pedreiros rejeitaram,  Tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravi­lhas Ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!”
1 Pedro 1,3,8,9
“Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
 que, na sua grande 
misericórdia, nos fez renascer, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos,  para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, nem se mancha, nem desaparece, reservada nos Céus para vós  que pelo poder de Deus sois guardados, 
mediante a fé, para a salvação que se vai revelar nos últimos tempos”. 
“...Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, acreditais n’Ele. E isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa,  porque conseguis o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”.

João 20,19-31 - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
 estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse lhes: “A paz esteja convosco”. 
Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse lhes de novo:“A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”. Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: “Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser lhes-ao perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos”.
Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo,
não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram lhe os outros discípulos:
“Vimos o Senhor”. Mas ele respondeu lhes: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei”. 
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou Se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”. Tomé respondeu Lhe: “Meu Senhor e meu Deus!”
Disse lhe Jesus: “Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto”. Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.
Ungidos pelo Espírito e alimentados no banquete eucarístico, nos tornamos imagens do Cristo Senhor, para anunciar ao mundo a certeza da salvação, e dar, na Igreja, o testemunho da fé redentora.
 O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime na alma um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça baptismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.
Pelo Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida e pelo Crisma nos dá os seus dons para chegarmos a perfeição.

A Confirmação nos dá, pois, o Espírito Santo para levarmos até a perfeição o que recebemos no Batismo. Chegar a perfeição, segundo a vontade do Pai. "Sede Santos, como vosso Pai do céu é Santo."
O ESPÍRITO SANTO NO NOSSO CORAÇÃO É O PRÓPRIO CRISTO QUE SE TORNA PRESENTE EM NÓS
“Confirmação ou Crisma, que é entendida em continuidade com o Batismo, ao qual está ligada de modo inseparável. 
Estes dois sacramentos, junto com a Eucaristia, formam um único evento salvífico que se chama “iniciação cristã”, na qual somos inseridos em Jesus Cristo morto e ressuscitado e nos tornamos novas criaturas e membros da Igreja.
 “Crisma”, palavra que significa “unção”. E, de fato, através do óleo chamado “Sagrado Crisma” somos confirmados, no poder do Espírito, em Jesus Cristo, o qual é o único e verdadeiro “ungido”, o “Messias”, o Santo de Deus. O termo “Confirmação” recorda-nos então que este Sacramento leva a um crescimento da graça batismal: 
UNE-NOS MAIS FIRMEMENTE A CRISTO; CUMPRE A NOSSA LIGAÇÃO COM A IGREJA; DÁ-NOS UMA ESPECIAL FORÇA DO ESPÍRITO SANTO PARA DIFUNDIR E DEFENDER A FÉ, PARA CONFESSAR O NOME DE CRISTO E PARA NÃO NOS ENVERGONHARMOS NUNCA DA SUA CRUZ .
(Catecismo da Igreja Católica, n. 1303).


Bianca, Carlos, Dyana, Fabiana, Helena
John, José Rogério, Lauriene, Lucas, Marcella, Maria Eduarda Correia, Maria Eduarda Farias, Marina, Matheus, Nayara, Paula, Pedro, Thomaz, William



--