sexta-feira, abril 25, 2014

VÉSPERAS DA UNÇÃO DO CRISMA

BATIZADOS EM CRISTO E REVESTIDOS DE CRISTO, VÓS VOS TOMASTES SEMELHANTES AO FILHO DE DEUS.

Com efeito, Deus que nos predestinou para a adoção de filhos tornou-nos semelhantes ao corpo glorioso de Cristo. Feitos, portanto, participantes do corpo de Cristo, com toda razão sois chamados "cristãos", isto é, ungidos; pois foi de vós que Deus disse: Não toqueis nos meus ungidos (Sl 104,15).

TOMASTES-VOS "CRISTÃOS" NO MOMENTO EM QUE RECEBESTES O SELO DO ESPÍRITO SANTO; E TUDO ISTO FOI REALIZADO SOBRE VÓS EM IMAGEM, UMA VEZ QUE SOIS IMAGEM DE CRISTO.

Na verdade, quando ele foi batizado no rio Jordão e saiu das águas, nas quais deixara a fragrância de sua divindade, realizou-se então a descida do Espírito Santo em pessoa, repousando sobre ele como o igual sobre o igual.

O mesmo aconteceu convosco: depois que subistes da fonte sagrada, o óleo do crisma vos foi administrado, imagem real daquele com o qual Cristo foi ungido, e que é, sem dúvida, o Espírito Santo. Isaías, contemplando profeticamente este Espírito, disse em nome do Senhor: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes (Is 61,1).

CRISTO JAMAIS FOI UNGIDO POR HOMEM, SEJA COM ÓLEO OU COM OUTRO UNGUENTO MATERIAL. MAS O PAI, AO PREDESTINÁ-LO COMO SALVADOR DO MUNDO INTEIRO, O UNGIU COM O ESPÍRITO SANTO.

É o que nos diz Pedro: Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo (At 10,38). E o profeta Davi cantava: Vosso trono, ó Deus, é eterno, sem fim; vosso cetro real é sinal de justiça: vós amais a justiça e odiais a maldade. É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, deu-vos mais alegria que aos vossos amigos (Sl 44,7-8).

CRISTO FOI UNGIDO COM O ÓLEO ESPIRITUAL DA ALEGRIA, ISTO É, COM O ESPÍRITO SANTO, CHAMADO ÓLEO DE ALEGRIA, PRECISAMENTE POR SER O AUTOR DA ALEGRIA ESPIRITUAL.

Vós, porém, fostes ungidos com o óleo do crisma, tornando-vos participantes da natureza de Cristo e chamados a conviver com ele.
Quanto ao mais, não julgueis que este crisma é um óleo simples e comum. Depois da invocação já não é um óleo simples e comum, mas um dom de Cristo e do Espírito Santo, tornando-se eficaz pela presença da divindade. Simbolicamente unge-se com ele a fronte e os outros membros.

E ENQUANTO O CORPO É UNGIDO COM ÓLEO VISÍVEL, O HOMEM É SANTIFICADO PELO ESPÍRITO QUE DÁ A VIDA.

Vésperas da Unção do Crisma

Das Catequeses de Jerusalém


(Cat. 21, Mystagogica 3,1-3; PG 33,1087-1091) (Séc. IV)











-----