terça-feira, maio 27, 2014

ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA NO SANTUÁRIO DA PENHA‏


Os frutos da Jornada Mundial da Juventude, as manifestações e até a visita do Papa à Terra Santa foram atenção do cardeal em suas palavras às centenas de fiéis que lotavam a área externa de um dos santuários mais visitados do Rio.

O tema central girou na docilidade de Nossa Senhora a ação do Espírito Santo e o quanto pode agir na vida daqueles que, ao conhecerem o Ressuscitado, confiam em sua promessa e se abrem a essa ação. A transformação que nasce da verdadeira conversão não se limita somente à mentalidade e ao coração do fiel, mas acaba atingindo toda a sua vida e a realidade que o cerca.
“Chegamos nesse clima de Páscoa, olhando o mundo, olhando a nossa história recente e os últimos acontecimentos, para escutar a palavra de hoje. E a palavra é muito clara: o Senhor nos dá o Espírito Santo para que possamos testemunhar o Cristo Ressuscitado.

O Espírito Santo nos faz convertermos o nosso egoísmo, o nosso julgamento, o nosso coração muitas vezes partido, nossas falsidades, nossa vida cheia de maldades. O Espírito Santo faz mudar a nossa mentalidade e o nosso coração”, destacou sobre a conversão daqueles que tiveram um encontro com o Cristo.
O Espírito Santo é promessa para todos, segundo Dom Orani, e impulsiona a fraternidade, a missionariedade, o martírio e o louvor entre os fiéis.

 E Maria acreditou nessa promessa quando visitada pelo anjo. A pergunta de Nossa Senhora na ocasião, ‘Como se fará isso?’, ainda ecoa no coração do fiel que diz sim para a vontade de Deus.
“Como se fará para que a Arquidiocese do Rio de Janeiro seja cada vez mais unida, fraterna? Como se faz para que essa cidade tenha paz, não tenha tanta violência? Como se faz para que esse mundo se entenda cada vez mais?”, questionou Dom Orani.
“Parece impossível. E realmente é impossível para o Homem, devido ao seu egoísmo e a sua vida muitas vezes vivida fora do Evangelho. Mas a resposta é: o Espírito Santo virá e Ele fará”, respondeu.

Além de dizer ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’, Dom Orani reforçou outra mensagem de Maria: “deixem que o Espírito Santo aja em vossas vidas, se abram, não tenham medo!”.
“Estamos aqui, como conta a tradição aqui da Penha, para dizer: Nossa Senhora, valei-me! Nós temos certeza que ela intercede por nós, que ela está junto conosco, que ela nos ensina a ouvir a Palavra de Deus, a estar abertos à ação do Espírito Santo”, afirmou.

O arcebispo ainda citou São José de Anchieta, São João Paulo II e São João XXIII como exemplos de homens dóceis à ação do Espírito Santo em suas vidas e que marcaram a sociedade em que viveram.
Por fim, o Cardeal Tempesta reforçou a mensagem do caminho do tempo litúrgico da Páscoa em direção a celebração de Pentecostes e clamou aos fiéis: “sempre é tempo de um novo pentecostes, de uma nova abertura, de um novo tempo”.
“Cada um de nós voltemos para as nossas casas com o coração mudado, transformado, cheio da graça de Deus, abertos a ação, e prontos para encarar as pessoas ao nosso redor com olhos de amor. 
E quando ver ao nosso redor situação de violência e de morte, que possamos nos perguntar o que devemos fazer para ser sinal de tempos novos. Temos certeza que por toda a nossa vida Maria estará presente como esteve aqui nesse alto da Penha ajudando aqueles que pediam a sua intercessão”, finalizou.

Ao final da celebração houve a coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha e apresentação musical da Banda dos Fuzileiros Navais.

ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO
DO RIO DE JANEIRO
Direção e Jornalismo: Carlos Moioli
Imagens: Gustavo de Oliveira


--