quinta-feira, maio 22, 2014

O DOM DA CIÊNCIA E ORAÇÕES PELA VIAGEM À TERRA SANTA – PAPA FRANCISCO

UMA GRANDE MULTIDÃO E UM BELO SOL PRIMAVERIL ACOLHERAM O SANTO PADRE NA PRAÇA DE SÃO PEDRO PARA A AUDIÊNCIA GERAL DE QUARTA-FEIRA. A CATEQUESE FOI SOBRE O DOM DA CIÊNCIA.

Entre os dons do Espírito Santo, a ciência é um dom que nos leva a captar a grandeza e o amor de Deus, presentes na criação – afirmou o Papa Francisco. 
Este dom suscita em nós uma profunda sintonia com o Criador, que permite perceber, em cada pessoa humana e demais realidades criadas, a marca da grandeza e do amor de Deus. 
 “O dom da ciência coloca-nos em profunda sintonia com o Criador e faz-nos participar na limpidez do seu olhar e do seu juízo”
Desta forma – continuou o Santo Padre - a ciência ajuda-nos a não cair no risco de nos considerarmos senhores da criação: esta foi-nos entregue por Deus para que cuidemos dela e a utilizemos para benefício de todos, com respeito e gratidão. 
“Tudo isto é motivo de serenidade e de paz e faz do cristão uma testemunha alegre de Deus, tal como S. Francisco de Assis e tantos santos que souberam louvar e cantar o seu amor através da contemplação da Criação.”
O dom da ciência – sublinhou ainda o Papa - ajuda-nos ainda a olhar as pessoas e as realidades que nos circundam sem as absolutizar, mas sabendo reconhecer os seus limites e a sua orientação para Deus. Tudo isto é motivo de serenidade e de paz, fazendo de nós jubilosas testemunhas de Deus que, maravilhadas com a Sua obra, louvam o Criador, cheias de gratidão pelo seu amor. 
 O Papa Francisco concluiu a sua catequese convidando todos os seres humanos a conservarem a Criação.
No final da audiência o Papa Francisco deu a sua benção aos peregrinos não sem antes pedir as orações de todos pela sua viagem à Terra Santa no próximo sábado. O Santo Padre recordou que o faz para se encontrar com o seu irmão Patriarca Bartolomeu no 50º aniversário do encontro de Paolo VI com Atenágoras, e exaltou como é belo que os Apóstolos Pedro e André estejam outra vez juntos! 

News.va

--