terça-feira, junho 24, 2014

CARDEAL TEMPESTA CELEBRA ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

O ARCEBISPO DO RIO, CARDEAL ORANI JOÃO TEMPESTA, PRESIDIU A MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO, NA NOITE DO DIA 23 DE JUNHO, NA PARÓQUIA SANTOS MÁRTIRES UGANDENSES E NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, EM ACARI.

“Dom Orani João Tempesta, O. Cist., nasceu no dia 23 de junho de 1950 em São José do Rio Pardo, na Diocese de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo.

Terminados os estudos secundários em São José do Rio Pardo, em 1967 entrou no mosteiro cisterciense de São Bernardo naquela cidade no interior paulista.
Estudou filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio IX, sempre em São Paulo. Emitiu a Profissão Religiosa na Ordem dos Cistercienses a 02 de fevereiro de 1969 e foi ordenado sacerdote a 07 de dezembro de 1974.
A partir de 1984 foi eleito prior de seu mosteiro; ao mesmo tempo assumiu a paróquia de São Roque, em São Roque, a São José do Rio Pardo; foi coordenador das Comunicações e da Pastoral diocesana e professor no Seminário ‘Coração de Maria’ em São João da Boa Vista.

Em setembro de 1996, quando o mosteiro de São Bernardo foi elevado a abadia, ele foi eleito primeiro Abade.
A 26 de fevereiro de 1997 foi nomeado Bispo de São José do Rio Preto (SP) e recebeu a ordenação episcopal a 25 de abril do mesmo ano. No Regional Sul 1 da CNBB foi o responsável pela Pastoral das Comunicações Sociais. A 13 de outubro de 2004 foi nomeado Arcebispo de Belém do Pará e em 2007 participou, como delegado, da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.
Atualmente é Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, presidente da Comissão nacional para a Cultura, a Educação e as Comunicações Sociais e membro do Conselho Permanente, do Conselho Pastoral e do Conselho Econômico da CNBB.”
ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO
Em 27 de fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orani arcebispo do Rio de Janeiro , sendo empossado em 19 de abril de 2009, na Catedral de São Sebastião. Recebeu o pálio das mãos do Papa Bento XVI, no dia 29 de junho de 2009. Durante sua prelazia, foi o anfitrião do Papa Francisco durante a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro.
CARDINALATO
Foi criado Cardeal-presbítero, com o título de Santa Maria Mãe da Providencia no Monte Verde, no Consistório Ordinário Público de 2014 realizado no dia 22 de fevereiro de 2014. 

ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO
DO RIO DE JANEIRO
Direção e Jornalismo: Carlos Moioli

---