quinta-feira, junho 05, 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2014


O Dia Mundial de Ambiente 2014, que se comemora hoje, dia 5 de junho, apela a que se levante a voz em vez de subir o
nível do mar. 
 A efeméride instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas incentiva os cidadãos a fazerem-se ouvir de forma a encorajar a ação global concertada contra as alterações climáticas, nomeadamente através da aprovação de um acordo que suceda ao Protocolo de Quioto.

AS NAÇÕES UNIDAS DESIGNARAM 2014 COMO ANO INTERNACIONAL DOS PEQUENOS ESTADOS INSULARES EM DESENVOLVIMENTO.
Naquele que é o Ano Internacional dos Pequenos Estados insulares em desenvolvimento a atenção no Dia Mundial do Ambiente está focada no importante papel que as pequenas ilhas-nações têm desempenhado no redirecionamento do mundo para um futuro sustentável no contexto das alterações climáticas.
 As alterações climáticas constituem grave ameaça a estes pequenos estados. Com efeito, apesar de terem contribuído muito pouco para as mudanças atuais do clima (as suas emissões correspondem a menos de 1% das emissões globais), estas nações são das mais afetadas, através de fenômenos como a ocorrência mais frequente de tempestades devastadoras e, sobretudo, o aumento do nível do mar, que pode tornar inabitáveis territórios como as Maldivas, Kiribati e Tuvalu.
 Perante esta realidade, os pequenos estados insulares em desenvolvimento têm adotado um postura ativa de combate às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos, sendo pioneiros na transição para uma economia verde, baseada nas energias renováveis, e encorajando a união internacional sob a forma de um tratado que suceda ao Protocolo de Quioto.
  UM DIA DEDICADO ÀS AÇÕES POSITIVAS PELO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é o principal veículo das Nações Unidas dedicado a estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. 
 A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. Também serve como o “dia das pessoas” para tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo no planeta.
O nosso objetivo é levar o tema à boca do povo, antecipando a Terceira Conferencia International sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que será 
realizada em setembro em Samoa, e estimular um maior entendimento da importância dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades, particularmente em relação à mudança do clima. Acreditamos que o DMMA será uma excelente oportunidade para incentivar solidariedade pelas ilhas.

"O Planeta Terra é a ilha compartilhada por todos nós. Devemos nos unir para protegê-la."
Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o lançamento do Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É UMA CHANCE PARA FAZER AS PESSOAS PERCEBEREM QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO PLANETA TERRA E QUE PODEM SE TORNAR AGENTES DA MUDANÇA.

O DMMA de 2013 gerou uma cobertura global ampla que contou com cerca de 200.000 postagens em blogs e 26.000 artigos publicados para o Dia Mundial do Meio Ambiente entre 1 e 10 de junho. 
Nossos vídeos foram assistidos por aproximadamente 120 milhões de pessoas pelas telas digitais na Times Square em Nova York, na Picadilly em Londres, e nas lojas Benetton (Live Windows) em Milão, Londres, Munique, Barcelona e Almaty. Nas redes sociais, o Twitter somou 200 milhões de usuários ativos e o Dia Mundial do Meio Ambiente esteve entre os Top 10 assuntos mais falados do dia em ao menos 15 países, com uma estimativa de 47.6 milhões de impressões no dia 5 de junho.
Registre hoje a sua atividade e faça parte!
 Celebre o Dia Mundial do Meio Ambiente! Seja organizando campanhas para a limpeza da sua rua ou promovendo iniciativas pela 
 redução do desperdício de alimentos, dias sem carro, diminuição do uso de plástico, exibições de arte, movimentos de plantio de árvores, shows, recitais e apresentações de dança, iniciativas de reciclagem, campanhas online e competições — toda ação conta. 

 Quando multiplicada por uma comunidade global, o impacto de nossas vozes e ações individuais se tornam exponenciais.



---