domingo, junho 01, 2014

DOM ROQUE CELEBRA MISSA NA SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR E ABERTURA DO MÊS JUBILAR DA IGREJA SÃO CONRADO


E tornou-se o mediador entre vós, Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida, Juiz do mundo e Senhor do universo. 
Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humanidade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade”. Cristo volta ao Pai para nos dar a certeza de que o nosso lugar é o céu e que Ele pelo mistério da Encarnação elevou consigo para o céu a nossa humanidade. 

Essa é a única certeza do cristão, de que um dia iremos como Cristo morar no lugar preparado por Ele para nós desde toda eternidade. A Ascensão do Senhor já é a nossa vitória!
NINGUÉM SUBIU AO CÉU A NÃO SER AQUELE QUE DE LÁ DESCEU
Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao céu; suba também com Ele o nosso coração. 

Ouçamos as palavras do Apóstolo: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres (Cl 3,1-2). 
E assim como Ele subiu sem se afastar de nós, também nós subimos com Ele, embora não se tenha ainda realizado em nosso corpo o que nos está prometido.
Cristo já foi elevado ao mais alto dos céus; contudo, continua sofrendo na terra através das tribulações que nós experimentamos como seus membros. 
Deu testemunho desta verdade quando se fez ouvir lá do céu: Saulo, Saulo, por que me persegues (At 9,4). E ainda: Eu estava com fome e me destes de comer (Mt 25,35).


Por que razão nós também não trabalhamos aqui na terra de tal modo que, pela Fé, Esperança e Caridade que nos unem a nosso Salvador, já descansemos com Ele no céu? 
Cristo está no céu, mas também está conosco; e nós, permanecendo na terra, estamos também com Ele. Por sua divindade, por seu poder e por seu amor Ele está conosco; nós, embora não possamos realizar isso pela divindade, como Ele, ao menos podemos realizar pelo amor que temos para com Ele.
O Senhor Jesus Cristo não deixou o céu quando de lá desceu até nós; também não se afastou de nós quando subiu novamente ao céu. Ele mesmo afirma que se encontrava no céu quando vivia na terra, ao dizer: Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu (Jo 3,13).
Isto foi dito para significar a unidade que existe entre Ele, nossa cabeça, e nós, seu Corpo. E Ninguém senão Ele podia realizar esta unidade que nos identifica com Ele mesmo, pois tornou-se Filho do homem por nossa causa, e nós por meio Dele nos tornamos filhos de Deus.
Neste sentido diz o Apóstolo: Como o corpo é um só, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo (1Cor 12,12). 
Ele não diz: “assim é Cristo”, mas: assim também acontece com Cristo. Portanto, Cristo é um só, formado por muitos
membros. Desceu do céu por sua misericórdia e ninguém mais subiu senão Ele; mas Nele, pela graça, também nós
subimos. Portanto, ninguém mais desceu senão Cristo e ninguém mais subiu além de Cristo.
Isto não quer dizer que a dignidade da cabeça se confunde com a do corpo, mas que a unidade do corpo não se separa da cabeça.
Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
(Sermo de Ascensione Domini, Mai
98,1-2:PLS2,494-495)(Séc.V)
LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS
 Irmãos: Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 
 Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 
Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
 Hoje, também celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais, rezando pelos que
trabalham nos diversos setores da mídia 
e comprometendo-nos a fazer com que veiculem mensagens que considerem os valores do Evangelho, o bem da humanidade e a defesa da vida.


----

---