domingo, junho 29, 2014

GRANDE FESTA DO CENTENÁRIO DA IGREJA SÃO CONRADO

Na chegada do Cardeal Tempesta e demais bispos e padres, a Banda dos Fuzileiros Navais tocou a fanfarra seguido do Hino Nacional no jardim da Igreja.
Com muitos paroquianos e moradores presentes do bairro de São Conrado e da Vila Canoas, que ajudaram a organizar a festa, e a Igreja com luz especial em tons azuis adaptada pela Light, inspirou ainda mais a todos para este dia solene.
 No início da celebração Padre Marcos acolheu o Cardeal, bispos e todos que estavam presentes e exaltou a importância do Centenário da Igreja São Conrado, com um breve discurso:
"Eminentíssimo Sr Cardeal Dom Orani João Tempesta,  Arcebispo da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro,  Excelentíssimos Srs Bispos Dom Edson de Castro Homem e Dom Roque Costa Souza, Excelentíssimo Sr Governador do Estado do Rio de Janeiro  Luiz Fernando Pezão,
Ilustríssimo Sr Paulo Eugênio de Niemeyer e Senhora, 
Caríssimos Carlos, Heloísa e Otto Niemeyer
Queridos netos, bisnetos e tataranetos do nosso Comendador Conrado Jabob de Niemeyer e Senhora Maria Fortunato da CunhaQueridos irmãos e irmãs, amados paroquianos de São Conrado. Em 1914, muitos acontecimentos marcaram a história do Mundo, com certeza o mais significativo, a exatamente a 100 anos, em 28 de junho de 1914, ocorreu o chamado “assassinato de Saravejo”, o nome dado ao incidente que matou o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia. 
A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, pois o ataque deflagrou o início da Primeira Guerra Mundial um mês depois. 
Também um ano com dois Papas, pois estava na Cátedra de Pedro, S Santidade o Papa São Pio X, que veio a falecer em agosto daquele ano, sendo então sucedido por Bento XV, eleito a 3 de setembro de 1914. Aqui no Rio de Janeiro, pastoreava o Primeiro Cardeal do América Latina, Dom Joaquim Arcoverde. Na Praia da Gávea , o Comendador Conrado Jacob de Niemeyer mandava construir a igreja que hoje estamos, era o dia 27 de junho de 1914, quando realizou-se aqui a benção da pedra  fundamental, data que hoje recordamos com muito afeto e alegria sobretudo celebramos fazendo a Memória de Jesus e nela e por ela, celebramos a Igreja, comunidade de fé, que não se define por estatísticas mas por viver os Mandamentos  
Divinos, pois pela vivência dos Mandamentos faremos pulsar o coração divino, impedindo-nos de sermos uma instituição fria (ou apática) prestadora de serviços religiosos, mas serva da Misericórdia. Hoje é um dia de festa também para o bairro, afinal a região em que nos encontramos e que um dia foi chamada de Praia da Gávea, é o Bairro de São Conrado. Um bairro que nasceu tendo como útero esta igreja e que tem como padroeiro um santo bispo que amava os pobres e a todos era dedicado.  O Bispo de Constance foi canonizado em 1123, e hoje 891 anos depois estamos na única igreja do Mundo dedicada a ele.
Enfim, agradecemos a tantos que nos ajudaram na festa de hoje, porém nossa gratidão mesmo chega aos padres, meus antecessores que nos encaminharam até este dia, dos Frades Franciscanos Menores, os primeiros responsáveis pela então Capela de São Conrado, passado pelos Frades Agostinianos Recoletos até naturalmente ao 
Cardeal Dom Jayme que em 02 de julho de 1969 elevou a capela a condição e responsabilidade de Paróquia (outro jubileu, em 2014, são 45 anos da elevação ou fundação da Paróquia). Frei Francisco, Dom Lessa, Padre Djalma e Padre Marcos Antônio Duarte (falecido no último dia 23 de abril). Deus seja louvado!
Aproveito para comunicar a todos que muitas serão as celebrações até 2016, quando então estaremos em 29 de junho celebrando os 100 anos da inauguração da igreja e da celebração da primeira missa. Neste período contaremos com a participação de todos pois faremos as homenagens como em 14 de fevereiro de 2015, os 100 anos da morte do Comendador Corando Jacob de Niemeyer, nessa ocasião daremos o nome do Salão da Igreja de “Conrado Jacob de Niemeyer”. 
Também a Senhora Maria Fortunato da Cunha, o jardim da igreja ganhará o seu nome, afinal, ela pediu a seu marido e o Outeiro foi erguido. Que tenhamos uma celebração marcante, verdadeiramente comemorativa, porque estamos aqui e porque a data não poderia de forma alguma passar sem ser recordada. Obrigado" Padre Marcos Belizário 
Na celebração Eucarística, Dom Orani refletiu sobre a generosidade do comendador Conrado em construir a Igreja, e em que o mesmo não imaginaria o nascimento de um bairro.
Dom Orani enumerou de como através  das devoções aos santos nascem bairros e cidades, como a nossa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
 Convidou a todos presentes para celebrar 1 ano da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, e a vinda do Papa Francisco ao Brasil, que: na  Arquidiocese do Rio de Janeiro, o evento  será realizado na Quinta da Boa Vista, no dia 26 de julho do qual ele presidirá a missa no local às 18h, e a peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ “a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora”, a partir do dia 19 de julho.
 “O objetivo é trazer de volta o ardor e a alegria vividos na cidade do Rio”, disse Dom Orani. A bênção dos símbolos será na Praça da Medalha Milagrosa, na Tijuca, no dia 18 de julho.
Estiveram presentes: Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, Dom Roque Costa Souza, Dom Edson de Castro Homem, Padre Ricardo Torri e demais padres, seminaristas do Seminário São José, Dr. Paulo Eugênio de 
Niemeyer e sra, como demais membros da família do Dr Conrado Jacob de Niemeyer (netos, bisnetos e tataranetos), o governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão e sra, a Banda dos Fuzileiros Navais e paroquianos (as). Tudo transmitido em tempo real pela Web Redentor.
Devido a decisão inesperada da ANAC ter proibido e fechado a rampa de Voo Livre Mauricio Klabin na Pedra Bonita a partir do meio-dia, por causa dos jogos da Copa do Mundo, a chuva de pétalas 
sobre a Igreja que tinha sido programada para as 
17:00h, foi antecipada, e teve a participação de quatro instrutores e pilotos de Asa Delta (ABVL) que foram orientados pelo piloto Carlos Eduardo Renha (Mosquito), completando assim a programação anunciada do dia 28 de Junho de 2014 da grande festa do Centenário da Igreja São Conrado!

Um dos nossos convidados o empresario Pedro Grossi, fez um belo discurso em agradecimento:
“Queridos irmãos e irmãs é com muita alegria que nos reunimos aqui hoje para comemorar o centésimo aniversário do evento da pedra fundamental dessa igreja dedicada a São Conrado e santo padroeiro do nosso bairro e muito nos honra a
presença de Dom Orani que tão solicitamente 
acolheu o convite de nosso caríssimo pároco padre Marcos Belizário Ferreira, e aqui agradecemos pela sua sempre sábia condução como nosso pastor. E  
fazendo duplo significado ao nome ‘Conrado’ que significa justamente ‘Conselheiro Prudente’
 – lembramos também durante essa celebração de todos os sacerdotes que passaram por essa igreja.
 De fato, a festa de hoje e mais que comemorar a construção feita de pedra e tijolo, nos convida a refletir sobre a nossa vida como comunidade cristã, consciente. Como se pode ler na primeira Carta de São Pedro:
 ‘Pelo batismo, ‘nós somos pedras vivas’ que um formam edifício espiritual’. Assim a festa de hoje quer que  nós a exemplo do nosso santo padroeiro, sejamos um  colaborador e discípulos missionários de Jesus Cristo e com esse sentimento e intenção agradecemos ao nosso querido Arcebispo Dom Orani". 
 Após a bênção final ouvimos o Hino de São Conrado gravado pela voz da cantora Maria Betânia. A intenção é que depois dos tramites legais ela irá oferecer o CD como propriedade da Igreja São Conrado e da Diocese.
HINO DE SÃO CONRADO
Há mil anos caminhava um pastor com seu cajado,
Era um bispo e se humilhava suplicando para os nobres. Aos mais ricos implorava uma ajuda para os pobres, era um homem verdadeiro bom e santo, São Conrado. É o nosso padroeiro nessa Igreja venerado.
Neste outeiro debruçado sobre o verde-azul do mar, nós pedimos São Conrado, vem do céu nos abençoar.
--



---