quarta-feira, junho 18, 2014

MISSA DOS VIZINHOS À IGREJA DE SÃO CONRADO - 17/06/2014


"Espírito de amor perfeito, coloca-me no caminho da perfeição do Pai, que ama a humanidade, fazendo o bem a todos os seres humanos, sem distinção". 
A PERFEIÇÃO DO AMOR
A exigência de amar os inimigos revolucionou a mentalidade dos discípulos do Reino. O Antigo Testamento recomendava agir com deferência em relação aos inimigos, mormente em certas circunstâncias especiais. 
A Lei obrigava a reconduzir o boi do inimigo, caso se tivesse desgarrado da manada. Ao inimigo faminto e sedento, dever-se-ia dar comida e bebida. 

Ninguém poderia alegrar-se com a queda do inimigo. No entanto, não encontramos aí um ensinamento preciso acerca do amar os inimigos.
Jesus deu um passo considerável em relação à tradição judaica.

O amor evangélico supera o nível do puro sentimento ou o da relação de amizade.

 Amar consiste em estabelecer uma comunhão profunda com o outro, tornar-se seu intercessor junto do Pai - "Orai por aqueles que vos perseguem e caluniam" -, desejar-lhe, ao saudá-lo, um shalom pleno, ou seja, saúde, prosperidade e bem-estar, e implorar para ele as bênçãos divinas - "Bendizei aqueles que vos maldizem".
O amor recusa-se a nutrir desejos de vingança contra o inimigo. Antes, esforça-se continuamente para fazer-lhe o bem.
A motivação do amor ao próximo funda-se no modo de agir do Pai. 

Quando se trata de fazer o bem às pessoas, ele não as divide entre más e boas, justas e injustas, de forma a conceder benefícios a umas e punição a outras.

A perfeição do amor consiste na imitação do modo divino de agir. Por isso, o ideal do discípulo é ser perfeito como o Pai dos céus.
EVANGELHO (17/06/2014)
Mt 5,43-48 – Amar os inimigos (Lu 6,27-28. 32-35) – Orar pelos que nos perseguem, fazer o bem ao que nos faz o mal, abençoar aos que nos maldizem. Nós podemos rezar, não desejar o mal, porém amar aos inimigos, emprestar a quem temos certeza de que não nos pagará é um ato muito raro e difícil. Todavia é o mandato do Senhor: amar os inimigos, sem exclusão sem limites.
Cristo convida-nos a amar. Amar sem medida, que é a medida do amor verdadeiro. Deus é Amor "ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos"(Mt 5,45). 

E o homem, faísca de Deus, tem que lutar para assemelhar-se a Ele cada dia, "Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus". Onde encontramos o rosto de Cristo? Nos outros, no próximo.
Ó DEUS, ESTA COMUNHÃO EUCARÍSTICA PREFIGURA A UNIÃO DOS FIÉIS EM VOSSO AMOR; FAZEI QUE REALIZE TAMBÉM A COMUNHÃO NA VOSSA IGREJA. POR CRISTO, NOSSO SENHOR. AMÉM!

--